PEST é um acrônimo que une as palavras Política (P), Economia (E), Social (S) e Tecnologia (T). Dentro da utilização da ferramenta, é possível adicionar dois fatores: Ambiental (A) e Legal (L). Por isso, você pode encontrar uma variação da nomenclatura como matriz PESTAL.
A utilidade da análise PEST/PESTAL é de trazer um parâmetro de mercado para a gestão empresarial. Tal como a Matriz Swot, essa ferramenta permite analisar fatores diversos e relevantes, auxiliando nas decisões empresariais.
Dentro da administração de uma empresa é importante que a gestão ocorra de forma direcionada estrategicamente, por isso, a análise PEST pode ser uma ferramenta de diagnóstico para o seu negócio.
A análise PEST é uma matriz analítica que permite uma análise relevante sobre e os fatores externos que podem impactar as operações da sua empresa. Sendo assim, essa é uma alternativa tão útil para as decisões estratégicas quanto a Matriz Swot. Dessa forma, a análise PEST pode ser de grande valia para a expansão de negócios, visto que permite um diagnóstico sobre o mercado para todas as organizações e comporta análises de empresas de todos os tamanhos.
Assim sendo, a análise PEST tem como ideia central, o entendimento de que fatores externos, como a situação política e econômica do país, causam impactos nas operações da empresa. Portanto, a análise objetiva separar esses fatores externos e analisar quais são as tendências relacionadas a eles que podem refletir no negócio.
Por isso, é uma matriz útil para novos negócios e para expandir empresas atuantes. Dentro do mercado atual, estudar o mercado e seus fatores externos é primordial na administração, independente do nicho ou segmento da empresa.
Sendo assim podemos entender que a análise PEST é mais uma opção viável para que se obtenha um diagnóstico do mercado; de modo que a empresa possa direcionar suas ações, corroborando o seu objetivo. É muito importante que, ainda que a sua empresa seja entrante no mercado, você faça uso de estratégias de gestão, de modo que consiga elaborar um plano de negócios direcionado.
Visto que as análises PEST, Swot e outras ferramentas de mercado, permitem um diagnóstico preciso e um estudo interessante para que a gestão possa investir em um projetos resolutivos e evitar investir em um projeto que torne a sua marca obsoleta.