Julho começou e, com ele, muitos brasileiros já esperam o recebimento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O que muitos não esperavam era que houvesse uma alteração na ordem de prioridade do pagamento feito neste lote em específico. Para entender melhor quais foram as alterações, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas!
Normalmente, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda levam em consideração uma ordem de prioridade bem específica, a fim de que todos recebam os seus valores de maneira organizada.
Porém, a Receita Federal informou que, pela primeira vez, este terceiro lote passou por uma alteração: agora, contribuintes que não fazem parte da lista de prioridades poderão receber a sua restituição ainda no mês de julho.
É válido destacar que nem todos os contribuintes receberão o dinheiro ainda este mês, mas, de qualquer forma, haverá o pagamento para aqueles que talvez não estivessem esperando receber ainda na metade do ano.
Além disso, outro ponto que merece destaque é o fato de que ainda que haja contribuintes sem prioridade que receberão neste mês, ainda será seguida uma ordem prioritária para os pagamentos. No próximo tópico, explicamos com mais detalhes para que você tire as suas dúvidas.
Apesar da alteração e da inclusão de contribuintes não prioritários, o terceiro lote da restituição do IRPF 2023 ainda seguirá uma lista de pagamentos bem específicas, que podemos ver abaixo:
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda seguem um calendário pré-fixado desde o começo do ano. No caso da terceira parcela da restituição, o pagamento acontecerá no dia 31 de julho.
Para consultar se você terá direito a receber o pagamento ainda neste lote, é necessário esperar até o dia 24 de julho para fazer a consulta diretamente no site da Receita Federal. Enquanto isso, é necessário aguardar para ter mais informações.
Com relação aos próximos lotes, o quarto e o quinto, no caso, os pagamentos acontecerão nos dias 31 de agosto e 29 de setembro, respectivamente.
Se você tiver direito de receber o pagamento da restituição, saiba que pode ser que as transferências ocorram nos próximos lotes, caso você ainda não tenha recebido. Fique atento a isso!