A dor de dente causada pela manutenção do aparelho pode ser bem desconfortável e, em casos extremos, pode até atrapalhar a rotina da pessoa. Por conta disso, trouxemos algumas dicas para você que quer minimizar a sensação de dor causada pela manutenção mensal. Acompanhe!
Dicas para aliviar a dor de dente causada pela manutenção do aparelho
A dor de dente causada pela manutenção do aparelho, infelizmente, é algo que faz parte do tratamento. Muito embora seja possível minimizar o desconforto, é muito comum que os pacientes acabem sentindo ao menos uma pequena sensação de dor.
A boa notícia é que existem formas de reduzir esse desconforto, trazendo mais bem-estar nesses primeiros dias. Vejamos a seguir:
1. Bochecho com água morna
O bochecho com água morna pode ajudar a lidar com a dor de dente causada pela manutenção do aparelho, à medida que a temperatura mais quentinha propicia uma sensação de relaxamento na região da gengiva, reduzindo a dor. Portanto, pode ser uma tática colocada em prática algumas vezes ao longo do dia, como forma de aumentar a sensação de conforto.
2. Comer algo gelado
Consumir algum alimento gelado também pode ser uma boa ideia. Assim como o quente é ótimo para relaxar a região, o gelado pode reduzir a sensação de dor e o inchaço, como se “adormecesse” a boca e a gengiva. Logo, pode contribuir para que a pessoa sinta menos desconforto.
Apenas cuidado na hora de escolher guloseimas como o sorvete: lembre-se de que o excesso de açúcar pode causar danos à saúde bucal, ok?
3. Evitar alimentos duros
Alimentos muito duros, obviamente, podem piorar a sensação de dor de dente causada pela manutenção do aparelho. Portanto, por mais óbvia que essa dica possa parecer, é importante a frisarmos, pois, nem sempre os pacientes seguem esse tipo de recomendação. Sendo assim, avalie: será que a sensação de dor não tem sido piorada por conta do tipo de alimento que você está consumindo? Pense nisso!
4. Compressas com gelo
Os alimentos gelados, por si só, já ajudam a reduzir o inchaço e a sensação de dor nos dentes. Entretanto, o gelo também tem essa função e pode ser usado em forma de compressas. Lembre-se apenas de usar algum tipo de tecido limpo e suave para envolver o gelo, a fim de não fazer com que as pedrinhas entrem em contato com a pele, pois isso poderia queimá-la.
Você pode fazer essas compressas de vez em quando, conforme a sua necessidade de aliviar a dor.
5. Analgésicos prescritos pelo dentista
Por fim, uma das formas de lidar com a dor de dente causada pela manutenção do aparelho é por meio da administração de analgésicos comuns. Contudo, esse tipo de medicamento só deve ser consumido de acordo com as recomendações dadas pelo dentista, combinado? Assim você garante a sua saúde e bem-estar e, ao mesmo tempo, reduz a sensação de dor.
E não se esqueça: A automedicação pode ser perigosa, ok? Sempre converse com o seu dentista sobre os analgésicos que podem ser consumidos.