ALERTA! Sua conta poderá ser DELETADA pelo Google nos próximos meses; entenda

ALERTA! Sua conta poderá ser DELETADA pelo Google nos próximos meses; entenda

Veja como vai funcionar a política de exclusão de contas do Google, e o que fazer para evitar a perda do seu perfil

Dentro de mais alguns dias, o Google deverá iniciar o processo de exclusão de contas inativas da sua plataforma. De acordo com as informações oficiais, a ideia é excluir os perfis que estão há dois anos ou mais sem nenhum tipo de uso. Tais perfis serão oficialmente deletados já a partir do próximo dia 1º de dezembro.

“Os produtos do Google se reservam o direito de excluir seus dados quando sua conta não for usada nesse produto por um período de dois anos. A partir de 1º de dezembro de 2023, Contas do Google que atendam a esse critério poderão ser excluídas”, diz o comunicado.

A medida, no entanto, vale apenas para as contas pessoais. Assim, perfis de organizações como escolas e empresas não serão excluídos, mesmo que eles estejam em situação de inação há mais de dois anos. Segundo a empresa, o objetivo das exclusões é “coibir roubos de identidade e conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam.”

O que diz o Google

“Mesmo com essas proteções, se uma conta não for usada por um longo período de tempo, é mais provável que seja comprometida. Isso ocorre porque as contas esquecidas ou não atendidas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário”, diz o Google.

“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa”, segue a empresa.

Aviso

O Google destacou, no entanto, que vai notificar os usuários com antecedência antes da exclusão oficial das suas contas. De acordo com a empresa, a ideia é que o indivíduo tenha a oportunidade de tomar providências, antes de ter a sua conta definitivamente excluída.

Assim, é possível que você receba algumas notificações nas próximas semanas, tanto para a Conta Google, como também para o e-mail de recuperação, caso conte com um.

O que será deletado?

Ainda tomando como base as informações do Google, serão deletados contas inativas como:

  • e-mails e o perfil do Google;
  • conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda);
  • YouTube;
  • Google Fotos.
ALERTA! Sua conta poderá ser DELETADA pelo Google nos próximos meses; entenda
Até mesmo contas do YouTube poderão ser deletadas. Imagem: Reprodução

Como evitar a exclusão da conta no Google

Se você tem uma conta inativa, e não quer que ela seja excluída, a dica é realizar alguma atividade simples, para que ela volte a ser considerada ativa, e não tenha mais chances de exclusão.

Abaixo, você pode conferir uma lista de ações simples que podem fazer a diferença neste sentido. O usuário poderá salvar seu perfil:

  • Lendo ou enviando um e-mail;
  • Usando o Google Drive;
  • Assistindo a um vídeo do YouTube;
  • Baixando um aplicativo na Google Play Store;
  • Usando a Busca do Google;
  • Usando o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

“Se você tiver uma assinatura existente configurada por meio de sua Conta do Google, por exemplo, para o Google One, uma publicação de notícias ou um aplicativo, também consideramos essa atividade da conta e sua conta não será afetada. Adicionalmente, não temos planos neste momento para excluir contas com vídeos do YouTube publicados”, diz o Google.

“Conforme anunciado anteriormente, você precisará fazer login especificamente no Google Fotos a cada 2 anos para ser considerado ativo, o que garantirá que suas fotos e outros conteúdos não sejam excluídos. Da mesma forma, enviaremos várias notificações antes de realizarmos qualquer ação.”

“Incentivamos os usuários a fornecer um e-mail de recuperação ao criar uma conta. É importante certificar-se de que este e-mail de recuperação nas configurações da sua conta esteja atualizado.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?