Brasileiros de algumas regiões específicas do país precisam começar a se preparar para a formação de tempestades. Ao menos este é o alerta que está sendo indicado pela MetSul Meteorologia. Segundo a agência, não se trata de uma previsão de um cenário extremo, mas as fortes chuvas podem atingir de fato alguns estados.
É o caso, por exemplo, do Rio Grande do Sul. Esta unidade da federação ainda vem sofrendo com os efeitos desastrosos da passagem de um ciclone nas últimas semanas. Quase 50 pessoas morreram na ocasião. Agora, a MetSul projeta o acometimento de temporais localizados, embora potencialmente fortes e intensos em alguns pontos.
“Uma massa de ar excepcionalmente quente atuará sobre o interior da América do Sul nesta segunda metade da semana e vai ganhar força dia a dia com um bolha de calor instalada entre o Paraguai, o Nordeste da Argentina e o Centro-Oeste do Brasil”, diz a MetSul.
Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para a região Sul. Neste caso, no entanto, o foco está no Paraná. De acordo com a projeção, este estado poderá ter até 60% das cidades fortemente atingidas pela onda de calor.
Ainda tomando como base as informações do Inmet, a projeção é de que as temperaturas fiquem 5º C acima da média em 3 a cada 5 municípios do estado até a próxima sexta-feira (22). Abaixo, você pode ver a lista de cidades com riscos sérios de tempestades no Paraná:
A forte onda de calor favorece a formação de tempestades em diversos estados. Para além do Paraná, o Inmet também está fazendo esta projeção para outros pontos da região Sul, como o estado de Santa Catarina.
O alerta laranja do Inmet é sempre emitido quando a precipitação em determinado local vai de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm em único dia.