O Google Drive é uma plataforma de armazenamento bastante prática, que permite a seus usuários, compartilhar um grande número de arquivos e documentos, que podem ser guardados em “nuvem”. É possível acessá-los através de um computador ou mesmo por dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Analogamente, o Google é o responsável por oferecer esse serviço a seus usuários de todo o mundo. No entanto, uma notícia tem deixado muitas pessoas assustadas. Todavia, a empresa alertou recentemente que o Google Drive não poderá mais ser utilizado por alguns sistemas operacionais, já a partir do mês de agosto deste ano.
Vários usuários do serviço de armazenamento, que possui ainda outras ferramentas indispensáveis para o dia a dia de muitas pessoas, ficaram preocupados com a notícia. Isso se deve ao fato de que muita gente utiliza a plataforma durante a sua rotina de trabalho, ou em seus estudos. Ou seja, ela é bastante importante.
A princípio, com o Google Drive, os seus usuários podem compartilhar pastas e arquivos com seus colegas de trabalho, tornando as atividades corporativas muito mais práticas e fáceis. Como falado anteriormente, o serviço também pode ser útil para o armazenamento de arquivos e diversos conteúdos em nuvem.
De fato, o Google Drive ainda proporciona aos seus usuários diversos benefícios, recursos e ferramentas, como por exemplo, a possibilidade de encontrar determinados arquivos utilizando uma palavra-chave, a sua data de modificação, ou ainda, alguns filtros. Aliás, é um serviço com várias funcionalidades e gratuito.
Há um grande espaço de armazenamento disponível na plataforma, para que se guarde uma série de documentos sem quaisquer problemas. Por essa razão, milhões de pessoas utilizam o serviço diariamente. Dessa forma, vale ressaltar que existem também opções pagas da ferramenta, com alguns recursos adicionais.
Por conta dessas facilidades e possibilidades de utilização de uma importante ferramenta, a notícia de que o Google Drive irá ficar disponível para alguns sistemas operacionais pegou muita gente de surpresa. De acordo com a empresa, isso deve acontecer a partir do mês de agosto de 2023, ou seja, em pouco tempo.
Uma opção para os usuários desprevenidos, é a de procurar por soluções diferenciadas do Google, de forma a continuar a utilizar a plataforma. Quem utiliza o Windows, pode atualizá-lo para o Windows 10, ou para outras versões recentes, que irá permitir a continuidade do serviço oferecido, com todas as suas ferramentas.
Os usuários do Windows que quiserem continuar a utilizar o Google Drive também poderão acessar a plataforma, através de um navegador da internet que seja compatível com o serviço oferecido. Deve-se observar que a medida não afeta quem utiliza dispositivos móveis, como aparelhos celulares e tablets.
Dessa maneira, o Google garantiu a seus usuários ao redor do globo, que continua com um grande empenho, em apresentar soluções de armazenamento em nuvem, e tornar seus serviços mais acessíveis. A empresa destacou a acessibilidade a seus arquivos na plataforma, e também a documentos, dispostos em vários dispositivos.
Com a indisponibilidade do Google Drive para alguns de seus usuários, o ideal é que essas pessoas retirem da plataforma de armazenamento na nuvem, todos os seus arquivos, como fotos, dados, documentos, etc. É necessário ressaltar que nem todas as pessoas conseguem atualizar suas versões de sistemas operacionais.
Em suma, mesmo com essa alteração na plataforma do Google Drive, as informações armazenadas continuarão na plataforma. O que muda é que os usuários com sistemas operacionais menos avançados, não conseguirão mais acessar todos esses dados. Sendo assim, ninguém irá apagar seus arquivos.
Os usuários que desejarem ter acesso às informações dispostas no Google Drive, poderão utilizar outros navegadores que sejam compatíveis com a nova atualização da plataforma. Portanto, haverá apenas a perda de acesso dos dados através de um dispositivo, e não a perda permanente destes arquivos e mídias dispostas.
Em conclusão, os usuários utilizam o Google Drive massivamente ao longo dos anos. A plataforma obteve um sucesso ainda maior quando incorporou seus serviços a aparelhos celulares com o sistema operacional Android. Através desse serviço, a ocorrência com dispositivos iOS ficou ainda mais acirrada.
Leia também: Whatsapp vai lançar recurso que é o SONHO dos usuários