Tecnologia

ALERTA GERAL para quem perdeu ou teve o celular roubado

Atualmente, o WhatsApp não é apenas um aplicativo para envio e recebimento de mensagens. A plataforma também passou a armazenar informações pessoais e arquivos sensíveis dos usuários.

Por esta razão, quando o celular é roubado, é necessário cumprir uma serie de medidas para que as informações não sejam vazadas e se tornem uma dor de cabeça para a vítima.

A seguir, veja como bloquear o WhatsApp em casos de emergência.

Bloqueio do WhatsApp; passo a passo

Algumas dicas podem ser úteis caso você necessite bloquear o WhatsApp para que ninguém tenha acesso indevido a suas informações. Confira:

  • Bloqueie o chip

A primeira coisa a se fazer ao perder ou ter o celular furtado é bloquear o chip do aparelho. Isso pode ser feito por meio de um contato com sua operadora. Desse modo, o bloqueio será feito por 90 dias e você pode transferir seu número antigo para um chip novo, ou, após esse prazo o número será invalidado.

  • Informe o WhatsApp sobre o ocorrido

Na sequência, será necessário acessar o canal de suporte do WhatsApp e enviar uma notificação sobre o ocorrido. É possível fazer esse procedimento por e-mail, com o seguinte assunto: “Perda/Roubo: desative a minha conta”. Feito isto, informe o número do celular desta maneira: +55 (DDD) 0000-0000.

  • Bloqueie o aparelho

Por fim, caso seja possível, bloqueie de vez o seu aparelho. Entre em contato com a fabricante do seu celular para que ela prossiga com o bloqueio total do telefone. Assim, nenhuma pessoas poderá utilizar seu WhatsApp ou acessar qualquer outra informação.

Atualização no WhatsApp para computadores

Mais uma novidade do WhatsApp! O mensageiro passou a permitir na última quarta-feira (22) que os usuários do aplicativo para computadores (Windows) façam chamadas de vídeo com até oito pessoas e de áudio com até 32.

Essas opções já estavam disponíveis no aplicativo para PC desde 2021, no entanto, mais limitadas. De todo modo, é importante deixar claro que as ferramentas não funcionam no WhatsApp Web, que é aberto pelo navegador do computador, mas sim pelo aplicativo.

Veja como fazer a ligação de ou vídeo pelo app:

  1. Instale o novo aplicativo do WhatsApp para Windows;
  2. Antes de qualquer coisa, faça o login no seu WhatsApp no celular (no Android, toque nos três pontinhos localizado na parte de cima da tela e aperte em “Aparelhos conectados”; no iPhone, clique no ícone da engrenagem (Configurações) e toque em “Aparelhos conectados”);
  3. Em seguida, escaneie com o celular o QR Code que aparece na tela do computador;
  4. Pronto! Em uma conversa, ao lado da foto e do nome do seu contato, clique no ícone de ligação por voz ou vídeo.

Recurso de pré-visualização de links

WhatsApp está tentando um novo formato de enviar links em uma conversa. De acordo com o portal WABetaInfo, na versão Beta 23.5.78 para iOS, o mensageiro disponibilizou uma miniatura em pré-visualização da página referente ao link enviado, seja em grupos ou no privado.

Desse modo, antes mesmo que o usuário clique no endereço eletrônico, já será possível verificar do que se trata. O recurso foi criado, inclusive, para evitar que as pessoas caiam em golpes, uma vez que no aplicativo o número de fraudes através do compartilhamento de links desconhecidos vem crescendo.

Além disso, a nova ferramenta ajudará que os usuários não percam tempo, podendo selecionar com a visualização prévia se o conteúdo é relevante ou não para aquele momento. Contudo, é importante destacar que a melhoria está sendo liberada de forma gradual para o público beta.

Mais poder para os administradores

Além disso, o mensageiro está preparando uma ferramenta que dará mais autonomia aos administradores, inclusive no que diz respeito a incluir ou excluir participantes. A novidade foi descoberta pelo portal WABetaInfo.

Em suma, o indivíduo responsável pela administração do grupo poderá aprovar a entrada de novos membros sempre que houver solicitação. Dessa forma, o usuário não terá acesso às conversas antes de ser aceito pelo administrador.

Contudo, para que isso ocorra, os administradores devem ativar a opção. Assim, quando a configuração estiver habilitada, o responsável pelo grupo terá mais controle de entrada e saída.