Nesta terça-feira (23), a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) emitiu um alerta importante aos consumidores visando informar sobre um golpe em ascensão: o golpe do falso empréstimo.
A Febraban deixou claro que não realiza qualquer tipo de cobrança ou notificação relacionada a recolhimento de impostos, pagamentos de parcelas ou mesmo oferta de empréstimos. Portanto, toda abordagem nesse sentido é uma modalidade de golpe.
Os golpistas estão se aproveitando da necessidade financeira das pessoas e criando sites falsos que se assemelham a instituições bancárias legítimas. Eles usam técnicas enganosas para convencer as vítimas a fornecerem seus dados pessoais, como CPF, número de conta bancária e senha.
Uma vez que os dados são obtidos, os golpistas têm acesso irrestrito às contas bancárias das vítimas, podendo realizar saques indevidos, realizar compras fraudulentas e causar um grande prejuízo financeiro.
“Não há nenhum empréstimo que a pessoa tenha que realizar, qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Esse tipo de abordagem é golpe. Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não precisa pagar nada para isso”, informa Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Organizações criminosas têm criado páginas falsas na internet, se passando por instituições financeiras, para atrair consumidores que estão com restrições no Serasa. Assim, muitos brasileiros acabam caindo no golpe do falso empréstimo.
Eles prometem uma rápida liberação de dinheiro e oferecem condições vantajosas de empréstimo, mas pedem o pagamento antecipado de taxas e impostos. Essa é a estratégia utilizada para aplicar golpes e enganar as vítimas.
O processo começa quando os usuários são redirecionados para esses sites falsos e realizam o cadastro. Em seguida, os golpistas solicitam a assinatura de um contrato. É nesse momento que o golpe se concretiza: os usuários assinam o contrato sem perceber que estão concordando com cláusulas que os obrigam a pagar multas. Nesse momento os criminosos afirmam que a liberação do empréstimo só ocorrerá após o pagamento de impostos e taxas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que não realiza contato com pessoas físicas ou jurídicas por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, cartas, chamadas telefônicas ou redes sociais. Qualquer abordagem desse tipo é considerada um golpe. A entidade reforça a importância dos consumidores pesquisarem e verificarem se a instituição é autorizada pelo Banco Central para oferecer empréstimos.
Com o avanço da tecnologia, é essencial que os internautas fiquem atentos aos perigos que existem online. Golpes e fraudes virtuais estão se tornando cada vez mais comuns, prejudicando pessoas em todo o mundo. No entanto, ao adotar algumas medidas de segurança e estar consciente dos riscos, é possível proteger-se contra essas ameaças.
É recomendado manter o sistema operacional sempre atualizado. As atualizações frequentes fornecidas pelos desenvolvedores geralmente contêm correções de segurança importantes que protegem contra vulnerabilidades conhecidas. Portanto, é importante se certificar de habilitar as atualizações automáticas nos dispositivos.
Também é recomendado utilizar senhas fortes e únicas para todas as contas online. Além disso, as pessoas nunca devem compartilhar suas senhas com outras pessoas.
Atualmente, a maioria dos serviços oferecidos pelas instituições financeiras são realizados por aplicativo, ou seja, ao receber uma ligação de uma pessoa afirmando ser colaborador de um banco, não é indicado fornecer nenhum dado pessoal, já que a chance de se tratar de um golpe é muito alta.