O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) é um órgão vinculado ao MAPA (Ministério de Agricultura e Pecuária), que tem por finalidade, acompanhar dados meteorológicos do Brasil. Assim, emitiu um alerta geral para chuvas fortes ao longo da costa do Nordeste do país, principalmente na área que abrange desde o litoral sul de Pernambuco ao litoral norte da Bahia, neste dia 23 de maio de 2023.
As fortes chuvas são causadas por três fenômenos meteorológicos que ocorrem na mesma região:
Assim, a incidência das fortes chuvas é ocasionada por esses fenômenos meteorológicos, associados com a existência de níveis médios de umidade na atmosfera e um Jato Subtropical, que intensifica a formação de ventos.
A princípio, para hoje, terça-feira, dia 23 de maio de 2023, esperam chuvas em quantidades significativas, acima de 100 mililitros, nas regiões entre os extremos do nordeste de Sergipe e Alagoas, podendo ocorrer também esporadicamente no litoral norte baiano.
A tendência de chuvas fortes nestas regiões, deve continuar até a próxima sexta-feira (26/5).
Devido às incertezas e atualizações nos vários modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet continuará realizando e monitorando as atualizações diárias das previsões meteorológicas e emitirá alertas meteorológicos quando necessário.
As pessoas devem manter-se vigilantes durante o período de chuvas intensas, para evitar situações perigosas relacionadas ao clima. Assim, devem ser tomadas medidas para reduzir o potencial de danos materiais e manter a segurança das pessoas.
Por isso, a Defesa Civil elaborou algumas recomendações para reduzir a probabilidade de transtornos, principalmente em caso de chuvas fortes e prolongadas.
A Defesa Civil informa que mantém equipes de plantão prontas para que a qualquer momento possam ser acionadas, se houver risco de alagamento nas cidades e regiões litorâneas.
Confira alguns conselhos úteis de segurança que podem ser implementados:
Por fim, além de todos esses cuidados, a Defesa Civil de seu estado, faz a emissão de alerta antes dos eventos meteorológicos severos. Dessa foma, é possível enviar um SMS para o número 40199, informando o número do seu CEP.
Assim, você irá receber boletins de alerta, emitidos pela Defesa Civil, gratuitamente.
Ademais, a Defesa Civil ainda informa, que em emergências, é possível ligar para:
Se você mora nas regiões onde estão ocorrendo chuvas intensas, todo cuidado é pouco! Portanto, saiba que a única ação que pode realizar, é a prevenção.
Evite estar em locais perigosos, principalmente nas encostas de rios, locais abertos, ou com possível presença de objetos metálicos.
Fique atento!!!
E se for necessário, procure um lugar seguro para se proteger.