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ALERTA GERAL da POLÍCIA CIVIL para emissão de NOVO RG acaba de sair

O novo RG é a Carteira de Identidade Nacional, que será o único documento de identificação do brasileiro. O documento é mais moderno e seguro, unificando o cadastro em todo o país e apresenta o CPF como único número de identificação.

O novo RG não terá campo referente ao sexo. Ademais, é gratuito, assim como as futuras renovações. A CIN terá emissão em duas versões: digital e física, que possuem a mesma segurança e layout.

Sua versão física, seja papel ou policarbonato, atende àqueles que não têm acesso à internet, smartphones ou computadores. Ademais, o documento no formato digital é uma opção para quem quer ter o documento sempre à mão no celular.

A nova carteira de identidade nacional tem o QR Code. Ele é que permite verificar que o documento tem a autenticidade necessária. Aliás, pelo QR Code também dá para saber se foi furtado ou perdido. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.

O modelo atual terá a validade até o ano de 2032. Dessa forma, não é necessário trocar imediatamente uma identidade antiga pelo modelo novo, de forma que a transição seja contínua e gradual.

Como solicitar uma nova Carteira de Identidade Nacional

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário pré-agendamento. Em seguida, deve-se comparecer aos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal que já estão emitindo o novo documento.

Atualmente, apenas quatro estados brasileiros oferecem a nova versão:

  • Acre;
  • Alagoas;
  • Mato Grosso; e
  • Santa Catarina.

Para solicitar o documento, é preciso apresentar a certidão original de nascimento com o CPF ou a certidão original e mais o documento de identificação antigo.

Além disso, a pessoa que solicitar o novo modelo de carteira de identidade poderá requerer a inclusão de dados como:

  • Nome social;
  • Número do PIS/PASEP;
  • CPF;
  • Tipo sanguíneo;
  • Entre outros.
ALERTA GERAL da POLÍCIA CIVIL para emissão de NOVO RG acaba de sair. Imagem: Câmara Municipal/Reprodução.

Mutirão da Polícia Civil do DF (Distrito Federal) emitirá novo RG para a população

A corporação policial do Distrito Federal promove uma ação em conjunto neste sábado (24) para emitir a primeira ou a segunda cópia do novo RG. Estão disponíveis 510 oportunidades para atendimento, sendo necessário agendar pela internet a partir do meio-dia desta sexta-feira (23).

A emissão da primeira cópia é isenta de custos. Já para adquirir a segunda cópia, é exigida uma taxa de R$ 42. A ação abrangerá diferentes regiões do DF (verifique abaixo os locais e horários).

Conforme informado pela PCDF, indivíduos que tenham obtido a última carteira de identidade em Brasília podem aproveitar. Contudo, é preciso estar dentro de um período inferior a cinco anos para utilizar o serviço de segunda cópia de forma online através do portal da instituição, sem necessidade de agendamento.

Como ser atendido no mutirão?

Antes de receber atendimento no evento coletivo, é necessário que o cidadão residente em Brasília realize o agendamento prévio. Para realizar o agendamento, é preciso acessar o seguinte site a partir do meio-dia desta sexta-feira (23). No sábado (24), o atendimento ocorrerá nos seguintes locais:

  • Posto de Identificação Biométrica (PIB) da 1ª DP – Setor Policial Sul, Lote 2B – de 7h até 15h;
  • Posto de Identificação Biométrica (PIB) nº 5, na 32ª DP – QN 308, conjunto 01, lote 01, Samambaia Sul – de 7h até 16h;
  • Posto do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto – de 13h até 19h;
  • Posto do Na Hora de Taguatinga – QS 03, lote 11, lojas 4 e 8 – de 13h até 19h;
  • Posto do Na Hora de Ceilândia Sul – QNM 11, lote 3 – de 13h até 19h;
  • Posto do Na Hora do Gama – Setor Central, entre quadra 55/56 – de 13h até 19h.