Os beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos quanto às tentativas de golpe. Recentemente, residentes do município de Gurupi, no Tocantins, relataram tentativas de fraudes contra as suas informações pessoais.
Dessa forma, a Secretaria Municipal de Assistência Social alerta os inscritos no Bolsa Família e no CadÚnico sobre como procederem para garantir a proteção dos seus dados.
Com o novo golpe do Bolsa Família, os criminosos tentam roubar dados sensíveis dos beneficiários, a fim de usá-los em outras operações.
De maneira geral, os golpistas enviam mensagens de texto via SMS e pelo WhatsApp. No conteúdo, informam que o beneficiário precisa fazer a atualização cadastral por meio do link enviado.
Além disso, para potencializar a chance de clique no link suspeito, os criminosos inserem mensagens de urgência, ameaçando os beneficiários de sofrer a perda ou bloqueio do benefício, caso não realizem a atualização do cadastro.
Logicamente, o link é falso e serve apenas para que os dados da vítima sejam roubados. De posse desses dados, os criminosos podem fazer outras operações, como:
Por isso, é fundamental que todas as pessoas saibam como se proteger de golpes, a fim de evitar o contratempo e até mesmo sérios prejuízos.
Em primeiro lugar, os beneficiários do Bolsa Família precisam saber que qualquer tipo de cadastro ou atualização deve ser realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município.
Portanto, sempre desconfie de mensagens de texto, WhatsApp ou mesmo por e-mail, que contenham links para direcionamento externo. Principalmente, se houver algum conteúdo que expressa urgência.
Assim, confira algumas dicas adicionais para se proteger contra o novo golpe do Bolsa Família:
Os repasses do Bolsa Família de maio de 2024 já começam no próximo dia 17. Este mês, o programa vai beneficiar milhares de famílias brasileiras de baixa renda.
O calendário de pagamentos libera os depósitos de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Assim, a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos do programa.
Em maio, o Bolsa Família vai pagar a parcela mínima de R$ 600 para todos os beneficiários. Contudo, ainda é possível aumentar o valor a receber de forma significativa. Isso porque o governo garante o pagamento dos bônus do Bolsa Família para os seguintes grupos:
Os beneficiários do Bolsa Família podem fazer a consulta do benefício por meio dos seguintes canais de atendimento:
A Caixa é a responsável pelos depósitos do benefício. Assim, disponibiliza os seus canais de atendimento para saque (caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
Ademais, o banco também disponibiliza o aplicativo Caixa Tem para movimentação do pagamento. Dessa forma, os beneficiários podem realizar pagamento de boletos, recarga de celular, PIX e acessar vários outros serviços disponíveis.