Saúde e Bem Estar

Alergia de pelos de gato pode ser solucionada com vacina

Banco de Imagens: Unsplash

Ter um animal de estimação, sem dúvidas, pode transformar a vida de qualquer indivíduo.

O contato com os pets pode aliviar desde quadros de estresse, ansiedade e até depressão, inclusive, o uso de bichinhos de estimação como companhias em terapias, como no tratamento de câncer, por exemplo, já vem sendo requisitado nos mais consagrados hospitais.

Apesar de todo bem estar que o convívio com animais de estimação pode trazer para o ser humano, muitas pessoas ainda apresentam certa resistência à presença dos pets, principalmente de gatos.

Isso porque o número de alérgicos aos pelos do bichano é mais recorrente, do que de cachorro, por exemplo. Estima-se que 10% da população mundial sofre com alergia de gatos.

Diante disto, mesmo gostando ou tendo vontade de ter um felino em casa, a condição da saúde fala mais alto, fazendo com que a pessoa busque outras alternativas de bichinhos de estimação.

Vacina contra alergia de pelos de gatos

Banco de Imagens: Unsplash

Em razão desta realizada, os cientistas desenvolveram uma alternativa, que pode solucionar de vez esse problema de alergia aos pelos de gatos.

Através de dados pré-clínicos, a companhia de biotecnologia da Universidade de Zurique, na Suíça divulgou o desenvolvimento de uma vacina para tratar de forma efetiva esta questão alérgica.

A vacina chamada de Hypocat é indicada para uso em gatos, a fim de que o animal não transmita mais o alérgeno.

De acordo com o estudo, a vacina estimula o desenvolvimento de anticorpos que neutralizam o alérgeno Fel d1, principal causador das alergias nos seres humanos.

Apesar de a eficiência ser constada após a pesquisa em 54 gatos, ainda há mais algumas etapas de testes e regulamentações para que o produto possa ser comercializado nas principais clínicas veterinárias e pet shops de todo o mundo.

Enquanto parte dos amantes dos felinos aguardam a liberação da vacina Hypocat, especialistas alertam para outras alternativas para quem, mesmo com alergia, ainda quer conviver em paz com os gatos.

Alternativas para alérgicos conviver com gatos

Banco de Imagens: Unsplash

Quem possui alergia a gatos costuma apresentar espirros, tosse, dor facial e inchaço na região dos olhos ao entrar em contato com o animal, entretanto, estes sintomas podem ser solucionados de forma bem prática.

O primeiro passo é buscar auxilio com um alergologista, que irá indicar um tratamento eficaz para amenizar os sintomas, inclusive, para o animal.

Também é possível conviver com os bichanos sem um contato tão intimo, basta limitar os locais que o animal frequenta, evitando por exemplo, que ele fique no sofá ou cama do alérgico.

A higienização do ambiente também pode ser estratégica para evitar as crises de alergia, assim como o banho e escovação recorrente do animal, visto que isso diminuirá a incidência de queda de pelos pela casa.

Outra alternativa é castrar o animal. Um estudo na publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology destacou que gatos machos após serem submetidos ao processo de esterilização tiveram uma queda potencial da proteína que causa a reações alérgicas.

O mais importante é não se desfazer do animal, visto que o abando é considerado crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Além disso, a nova legislação da Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção para até cinco anos para este tipo de crime.