Quando um potencial investidor começa a pesquisar sobre franquias para conhecer melhor o modelo de negócio, inevitavelmente se depara com uma série de conceitos e termos. As taxas de franquia são uma despesa significativa para o franqueado, pois garantem o direito de usar a marca adquirida. Por isso que hoje, nos indicaremos como funcionam as taxas de franquia.
A taxa de franquia é um dos dados financeiros que mais chamam a atenção ao analisar um investimento em franquia. O pagamento da taxa fixa única está associado, à concessão ao franqueado, o direito de usar a marca registrada do franqueador, e deve ser paga quando o franqueado assina o contrato.
Dessa forma, a cessão está incluída no requerimento inicial de abertura da unidade e, deve ser devidamente diferenciada na circular de oferta da franquia. Tenha isso em mente ao pesar os prós e contras de investir em uma determinada marca, pois existem algumas franquias (ainda que uma pequena minoria) que cobram a taxa toda vez que o contrato de franquia é renovado.
A função primordial da taxa do franqueado é contribuir para o custeio dos custos incorridos pela rede do franqueador durante a prospecção e lançamento do processo de franquia.
Apesar de incomum, existem situações em que o franqueado decide não cobrar a taxa normal da franquia. Isso é geralmente resultado de um planejamento estratégico agressivo, pois permite que a marca atraia mais franqueados em potencial e busque uma expansão rápida.
Além disso, em determinadas circunstâncias, algumas franquias oferecem descontos na taxa de franquia. Por exemplo, quando um franqueado compra um segundo local ou um investidor aposta em uma determinada região especificada pela rede.
Uma nota especial de cautela é necessária: o franqueado ainda é responsável por fornecer o suporte necessário ao franqueador, mesmo que o franqueador não esteja cobrando nenhuma taxa.
Mesmo sem o imposto, a rede se obriga a compartilhar sua experiência, repassar todo o conhecimento relevante da marca, além de orientar e auxiliar o parceiro em caso de dúvidas ou problemas.
Intrigante para franqueados, este é um item obrigatório para qualquer franquia. Finalmente, os franqueados podem saber se o valor pelo qual estão pagando é compatível com o que receberão em troca de seu dinheiro.
Temos algumas opções a esse respeito ao tentar determinar como o imposto é calculado. Eles são:
Como franqueador, você pode definir suas taxas analisando o que empresas semelhantes em seu setor cobram. E não há nada inerentemente errado nisso, já que analisar os preços cobrados pelos concorrentes do mesmo setor é uma prática comercial comum.
Isso ocorre porque oferecer valores comparáveis ??ou menores pode ser uma forma aliciante de conquistar franqueados.
O “número mágico” refere-se à exigência de arrecadar 10% do investimento inicial feito para abrir a unidade. Mas há algumas coisas a considerar antes de definir uma porcentagem padrão.
Por exemplo, a quantidade de trabalho necessária para montar uma loja varia muito de empresa para empresa. Os custos aumentarão para um projeto considerável que precisa de inspeções regulares. Por outro lado, uma unidade menor, como uma micro franquia, tem uma sobrecarga menor.
Esta pode ser a parte mais complicada, mas pare e pergunte a si mesmo: quanto vale isso?
É importante pensar em quão conhecida é a marca, quão bem estabelecida ela está em seu mercado e quão promissora ela pode ser como uma rede.
Marcas como o McDonald’s, por exemplo, têm prestígio mundial a ponto de sua taxa de franquia ultrapassar em muito o valor investido por outras grandes redes.
Você deve pensar em seus objetivos e tentar visualizar quantos locais gostaria de abrir em um determinado período. Dessa forma, você pode determinar se uma estratégia de expansão conservadora e de longo prazo ou uma estratégia agressiva de crescimento rápido é a melhor opção.
Isso se aplica a qualquer rede de franquia existente. Quanto mais tempo um franqueado estiver sob contrato, maior será a taxa. Portanto, não comece com preços excessivamente altos, especialmente se você não quiser assustar potenciais parceiros de negócios.
Também é importante ficar atento aos ajustes de valor, feitos de tempos em tempos, pois o valor deve ser reavaliado em função do estado atual da rede, da valorização da marca e do aumento dos custos de produção.