A safra de grãos 2021/22 deve alcançar recorde de 271 milhões de toneladas, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que produção de grãos na safra 2021/22 deve alcançar 271,3 milhões de toneladas, um novo recorde na série histórica.
Conforme informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o volume representa um incremento de 6,2% em comparação com a temporada anterior, o que significa cerca de 15,8 milhões de toneladas, de acordo com o 9º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quarta-feira (8).
Na atual temporada, o destaque é a recuperação de 32,3% na produção de milho, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Com uma produção estável na 1ª safra do cereal, próxima a 24,8 milhões de toneladas, a 2ª safra do grão tende a registrar uma elevação de aproximadamente 45% se comparada com o ciclo anterior, passando de 60,7 milhões de toneladas para 88 milhões de toneladas.
De acordo com o Progresso de Safra, publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita do cereal de 2ª safra está em fase inicial, sendo Mato Grosso o estado com a maior área colhida registrada, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através de divulgação oficial.
Conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim como no caso do milho, o clima frio não trouxe grande impacto na produção total para o algodão.
Só para a pluma, é esperada uma colheita de 2,81 milhões de toneladas, aumento de 19,3% quando comparado com o ciclo 2020/21. Já para o feijão, as baixas temperaturas impactaram a produtividade da lavoura de 2ª safra da leguminosa, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Destaque para a influência na variedade cores e preto, com redução na produtividade de 31,8% e 19,7% respectivamente. Soja e arroz estão com a colheita praticamente finalizada, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Para a oleaginosa, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima 124,3 milhões de toneladas produzidas, redução de 10,1% em relação à safra anterior, enquanto que o arroz deve atingir uma produção de 10,6 milhões de toneladas, volume 9,9% inferior ao produzido no ciclo anterior, de acordo com informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O plantio das culturas de inverno já está em andamento. Destaque para o trigo, principal grão semeado no país, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A atual estimativa é para uma produção de 8,4 milhões de toneladas, um novo recorde para o grão caso se confirme o resultado.