Atenção aposentados e pensionistas do INSS! Nesta sexta-feira (28), as agências da autarquia não estarão funcionando, em comemoração ao Dia do Servidor Público. Também, na próxima quarta-feira (02/11), as unidades estarão fechadas devido a feriado nacional de Finados.
Todavia, hoje a central de atendimentos funcionará normalmente, através do telefone 135. Já no feriado da próxima quarta, estará disponível apenas o atendimento eletrônico. Portanto, os segurados da autarquia que desejavam ter um atendimento nesses dias devem se reorganizar.
Por meio do atendimento telefônico, os cidadãos conseguem ter acesso a uma série de informações. Veja algumas delas a seguir:
Lembrando que as ligações são gratuitas para aqueles que usarem telefone fixo. Para as chamadas realizadas por celular, a cobrança é a mesma de uma chamada local.
Através do site e aplicativo Meu INSS, o segurado pode utilizar serviços mais completos como:
Vale ressaltar que o aplicativo da autarquia está disponível para download em aparelhos cujos sistemas operacionais sejam Android ou IOS.
Embora alguns serviços do INSS não estejam funcionando nesta sexta, o calendário de pagamento da autarquia referente ao mês de outubro continuará inalterado, com pausa prevista apenas no feriado de Finados (02 de novembro). Confira o cronograma a seguir:
Para quem recebe um salário mínimo:
Para quem recebe MAIS que o salário mínimo:
Milhares de cidadãos estão aguardam a liberação de benefícios por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Devido a pandemia da Covid-19, o atraso da aprovação dos benefícios do INSS aumentou, deixando muitos pedidos “em análise”.
O status preocupa os segurados que estão esperando a concessão do benefício há algum tempo, inclusive, excedendo o prazo em que o INSS deveria retornar com alguma resposta, conforme a lei. Saiba o que fazer nessas situações.
O INSS tem 30 dias para responder o segurado, segundo a Lei 9.784 do ano de 99. Caso não consiga definir uma decisão em 30 dias, o Instituto pode prorrogar este prazo por mais 30 dias.
Porém, a razão para a prorrogação deve ser explícita e bastante clara. Sendo assim, o INSS tem, no máximo, 60 dias para decidir em processo administrativo mediante justificativa.
Além disso, o primeiro pagamento do benefício deve ser efetuado até 45 dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão.
Para os demais benefícios os prazos devem ser respeitados nos seguintes períodos: