A Força Aérea Brasileira (FAB) cancelou a abertura dos editais abertos com vagas para prestação de serviço militar voluntário (SMV). O comunicado foi divulgado no site oficial. Os editais foram divulgados para 425 vagas para o cargo de Oficial Temporária.
“Fica REVOGADA a Portaria 6.391-T/SAPSM, que aprovou o Aviso de Convocação para a Seleção de Profissionais de Nível Superior Voluntários à Prestação do Serviço Militar Temporário, para o ano de 2019, através da Portaria 6.620-T/SAPSM, publicada no Diário Oficial da União nº 225, de 23/11/2018.
Em consequência, o respectivo processo seletivo foi CANCELADO. Os candidatos que efetuaram a inscrição poderão resgatar a documentação no local de entrega, até o dia 21 DEZ 2018, de segunda a quinta-feira, das 13:00h às 16:00h, e nas sextas-feiras, das 08:00h às 12:00h. Após esta data, todo o material não resgatado será eliminado”, diz o texto.
O edital destinava selecionar cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, para a realização do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), Estágio de Instrução e Serviço (EIS), Estágio de Adaptação Técnico (EAT) e Estágio de Instrução Técnico (EIT), no ano de 2019, como Oficial Temporário, para a prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, que tenham concluído o ensino de nível superior, com habilitação para o desempenho da profissão nas especialidades de interesse do COMAER, e que atendam às condições e às normas estabelecidas nos editais divulgados.
O candidato seria incorporado as fileiras da Força Aérea Brasileira, durante a realização do Estágio, podendo ser empregado, em quaisquer atividades militares ou consideradas de natureza militar, nas organizações a que estiverem vinculados, bem como em missões que destinam-se a defender a pátria e a garantir aos poderes constituídos, a lei e a ordem.
O edital contava com oportunidades para os cargos de Enfermagem (em diversas áreas), Farmácia Hospitalar, Farmácia Bioquímica, Farmácia Industrial, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina (todas as especialidades médicas, inclusive de Clínica Médica), Nutrição, Odontologia, Psicologia (Clínica, Educacional, Organizacional), Terapia Ocupacional, Serviço Social e Veterinária. Ao serem incorporados para a realização do Estágio, os convocados serão declarados aspirantes a oficial, na respectiva especialidade. Nesta modalidade, o soldo será de R$6.993,00, além de adicionais de especialização. No posto de Oficial Temporário, a remuneração poderia chegar a até R$11.000,00.
As vagas eram para serviços de recrutamento e preparo de pessoal da Aeronáutica (Serep) no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Canoas (RS), Brasília (DF), Manaus (AM) e Belém (PA). Os interessados em concorrer a uma das vagas poderiam se inscrever até 30 de novembro no endereço eletrônico oficial.
A seleção programava contar com as seguintes etapas: a) Inscrição; b) Avaliação Curricular; c) Concentração Inicial; d) Inspeção de Saúde Inicial (INSPSAU); e) Concentração Final; e f) Habilitação à Incorporação.