É relevante no empreendedorismo que a gestão seja estratégica desde a ideia inicial do negócio; considerando que muitos empreendedores não focam na administração empresarial e acabam ficando aquém do seu potencial no mercado atual.
Decerto, não há regras sobre a correta maneira de empreender na era digital. Porém, há um consenso de que o empreendedor vai à falência, na maior parte das vezes, por causa da ausência de administração na sua empresa. Visto que, quem atua no mercado de maneira estratégica, eleva suas chances de sucesso, considerando o seu fluxo empresarial e a sua facilidade para lidar com a volatilidade do mercado.
No entanto, para que seja fácil lidar com os fatores externos é preciso estudá-los. Por isso, as estratégias são fundamentais para uma empresa, considerando os fatores externos não controláveis, direcionando os fatores internos e analisando a viabilidade de um produto no desejo de compra do seu cliente em potencial.
Sendo assim, as ações estratégicas devem ser corroboradas por ações de marketing digital, de modo que tais ações sejam complementares, pois não devem entregar valores diferentes ao seu cliente. Por exemplo, as ações de marketing digital podem elevar o volume de visitantes ao seu site. Entretanto, o fluxo da empresa precisa amparar o possível aumento das vendas de um determinado produto.
Para isso, é necessário que a empresa tenha a quantidade correta do produto destacado em estoque e trabalhe o fluxo de vendas para que possa barrar o processo de compra, caso não possa atender o cliente por qualquer situação, principalmente, no que se refere ao endereço de entrega.
Uma vez que a ausência dessa análise contínua pode gerar a insatisfação do cliente. Dessa forma, criando um fluxo negativo para a empresa, visto que a ação de marketing digital objetivou aumentar as vendas. Porém, essa ação pode se tornar um grande contrafluxo; já que essa elevação das vendas pode se tornar uma grande insatisfação coletiva, negativando a imagem da marca.
Por isso, atuar estrategicamente é mais importante para uma empresa do que focar apenas no fluxo operacional, embora tal fluxo seja fundamental.
Assim sendo, uma empresa que atua estrategicamente, também otimiza seus fluxos operacionais. Uma vez que é possível direcionar fatores tecnológicos de maneira que a empresa otimize o seu processo e consiga analisar seus gargalos, minimizando a insatisfação do cliente e ganhando habilidade em lidar com a volatilidade do mercado e com a inconstância do cliente por meio de estratégias dinâmicas, direcionadas e adaptáveis.