A administração empresarial tem passado por diversos processos de atualizações constantes que permitem que uma empresa alcance seus resultados, considerando o seu potencial de forma dinâmica.
Desde a revolução industrial, a administração de empresas tem se mostrado uma necessidade completamente adaptável e inerente ao mercado. Visto que fatores tecnológicos, sociocomportamentais e outros fatores externos não controláveis impactam diretamente no resultado das empresas.
É necessário que a gestão seja adaptada por uma questão de sobrevivência no mercado. Pois, muitas empresas fecham suas portas porque ficam aquém de seu potencial, considerando a gestão empresarial.
No entanto, é possível administrar uma empresa com recursos limitados, desde que tais recursos sejam direcionados. Por exemplo, o entrante no empreendedorismo deve investir em ferramentas de gestão que permitam a escalabilidade como um valor para o seu negócio. Já que ao investir em um sistema tecnológico, o empreendedor permite que sua empresa cresça, sem que precise investir em infraestrutura.
Além disso, uma tecnologia como o sistema omnichannel, permite que o empreendedor tenha a oportunidade de expandir no mercado, tal como seus concorrentes de porte mais elevado. Por isso, o investimento em um sistema tecnológico pode ser uma maneira de direcionar o orçamento da empresa para que ela cresça de forma amparada.
Da mesma forma, cabe ao empreendedor, estudar no mercado desde a sua ideia inicial. Para isso, pode fazer uso de estratégias de administração de empresas que são adaptáveis, como a matriz Swot e análise Pest, por exemplo. Assim sendo, o empreendedor direciona o seu plano de gestão desde o começo do seu negócio. Certamente a empresa poderá crescer de forma direcionada e alcançar seu potencial de mercado.
Além dos fatores citados, a gestão empresarial também se refere a todos os fluxos. Por isso, é necessário acompanhar a gestão de estoque, logística e direcionar o fluxo de marketing digital. Já que é necessário que a empresa gere ações corroboradas por seus planejamentos, e não gere ações aleatórias. Visto que podem não ser resolutivas.
Sendo assim, diversos fatores são inerentes à gestão empresarial no mercado atual, sendo que a resiliência e a adaptabilidade são diferenciais para que uma empresa consiga alcançar bons resultados, sem abdicar dos objetivos elaborados quando do início do seu plano de administração empresarial.