O BC (Banco Central) promove acessibilidade no Pix, sendo assim, isso inclui algumas medidas, como a criação de página que elenca as instituições que possuem soluções para públicos com deficiência visual, auditiva ou física.
O Pix pode ser utilizado nas mais variadas situações referentes a pagamentos e transferências. Sendo assim, um dos seus objetivos é democratizar o acesso aos meios de pagamentos eletrônicos, incluindo as pessoas com necessidades especiais.
Por isso, o BC definiu diretrizes de acessibilidade, tornando o Pix uma ferramenta inclusiva. Conforme informações oficiais do BC, a equipe do Banco Central contou com a colaboração de algumas entidades, tais como Fundação Seli, Laramara, Para Todos Verem e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo para entender mais a fundo as dificuldades enfrentadas e as soluções que podem ser adotadas para facilitar o uso do Pix com autonomia.
Uma das medidas do BC para adotar a acessibilidade no Pix foi a criação de um página voltada para essa acessibilidade. Sendo assim, nessa página contém vídeos explicativos sobre o Pix com tradução em Libras, bem como, uma lista com as instituições participantes do Pix que declararam possuir soluções voltadas à acessibilidade. Assim, detalhando as soluções adotadas para cada público atendido (pessoa com deficiência visual, auditiva ou física).
Além disso, o BC pretende ampliar o uso de assistentes virtuais em Libras, bem como, utilizar vídeos explicativos e a integração dos aplicativos aos leitores nativos dos celulares, com clareza na descrição das funcionalidades.
Dessa forma, o BC espera ser, ao mesmo tempo, uma fonte de consulta para que as pessoas possam identificar as instituições que podem prestar melhor atendimento. Bem como, estimular que as outras instituições desenvolvam e implementem soluções visando oferecer o Pix de forma inclusiva, conforme informações oficiais.
O Pix é uma ferramenta que está em constante melhoria. Sendo assim, é fundamental que os bancos se preparem para oferecer acesso a todos, para que todas as pessoas possam fazer uso dessa ferramenta de forma resolutiva.
Dessa forma, o Pix contribui para a economia, facilitando os fluxos financeiros e aumentando os acessos. Assim, fazendo com que mais dinheiro entre no fluxo financeiro nacional.
Assim sendo, injetando mais dinheiro na economia nacional. Por isso, essa inclusão é importante por todas as vertentes. Ainda que toda essa contribuição ocorra de forma implícita.