O calendário de pagamento do Pis/Pasep começa no próximo dia 8, e trabalhadores que recebiam até dois salários mínimos em 2020 devem receber. Mesmo assim, o pagamento do abono salarial pode ser prejudicado por alguns motivos, confira o que fazer em cada um:
Leia também – BOMBA: vazamento de dados do Pix é confirmado
Só deve receber quem atender a todos os critérios, mas caso você se enquadre e mesmo assim verifique que o benefício não está liberado, pode ser que seja erro na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para conferir esse requisito, o empregado poderá consultar os seus dados no site https://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf.
Essa atualização deveria ter sido feita pelo empregadores até dia 30 de setembro de 2021, por isso, pode ser que você receba apenas no calendário seguinte de pagamentos do abono salarial.
Outro problema comum que pode barrar o seu abono salarial é empregador declarar errado o seu número do Pis/Pasep incorretamente. Desta forma, você pode ter problemas para receber, já que os dados não batem.
Para conferir isso, o empregador poderá conferir o número indicado pela empresa na carteira de trabalho digital, no contrato, FGTS , Caixa Trabalhador ou pelo site do CNIS.
Se o erro for identificado, o empregado deverá entrar em contato com a empresa referente ano ano-base.
Para ter certeza que você vai receber o abono salarial você pode verificar a sua situação por pelo menos dois canais:
É possível baixar o aplicativo tanto pelo Google Play (Android) como App Store (iOS Apple).
Uma recomendação é também para aqueles que já tem o aplicativo no celular, precisam atualizá-lo.
Para acessar o aplicativo você deve:
Para quem trabalha no setor privado outras opções são os aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Servidores públicos podem consultar pelo Banco do Brasil:
Central de Atendimento do BB