A Dataprev, empresa de tecnologia do Governo Federal, vai revisar os cadastros dos trabalhadores para conceder o abono salarial PIS/Pasep este ano. Cerca de 1,9 milhão de pessoas podem ser incluídos nos atuais pagamentos.
A revisão será realizada devido a inconsistências de informações na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que é enviada pelas empresas, onde consta o período de atuação e demais informações do trabalhador.
Veja também: Abono salarial PIS/PASEP de até R$1.212 voltará a ser pago ainda nesta semana
Desta forma, um reprocessamento de dados de forma mais apurada será realizado pela empresa, de modo a garantir que nenhum trabalhador seja prejudicado ao deixar de receber o abono. A previsão é que o resultado saia no dia 16 março.
Segundo as informações, o reprocessamento de dados deve ser finalizado até o dia 15 de março, disponibilizando as consultas para os trabalhadores no dia 16 do mesmo mês.
A consulta poderá ser realizada por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, além da central de atendimento Alô trabalhador, no telefone 158.
Enquanto a Dataprev revisa os dados dos trabalhadores para concessão do benefício, o Governo Federal prossegue com os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020.
No caso do PIS, destinado aos trabalhadores de carteira assinada, os aniversariantes de janeiro a maio já receberam seus respectivos valores. Já para o Pasep, que é destinado aos servidores públicos, os que possuem a inscrição com final 0 a 4 também já receberam o benefício.
PIS
Pasep
Atualmente, o Governo Federal está liberando o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 aos trabalhadores de direito. A previsão, é que após os repasses deste benefício, outro repasse pode ser concedido.
Em suma, os trabalhadores terão duas possibilidades de saque, sendo a do abono salarial referente ao ano-base 2019 que não foi sacado e as cotas do PIS/Pasep que já podem ser resgatadas.
Segundo informações, cerca de 154 mil trabalhadores não receberam o benefício de 2019, e mais de 10 milhões de pessoas podem ter acesso aos valores das cotas. Veja mais sobre cada um dos benefícios a seguir.
Conforme o anuncio do Ministério do Trabalho e Previdência, os trabalhadores que não retiraram o abono salarial referente ao ano-base 2019 poderão sacar o dinheiro este ano.
Assim como citado, cerca de 154 mil trabalhadores não realizaram o saque do PIS/Pasep em 2020, neste sentido, o montante referente a 2019 ficou esquecido, somando um total de R$ 208,5 milhões.
Inicialmente, a pasta havia divulgado que o dinheiro poderia ser sacado a partir do dia 8 de fevereiro, no entanto, a data foi alterada devido aos pagamentos do abono de 2020. Neste caso, a previsão é que as solicitações possam ser realizadas a partir do dia 31 de março.
O benefício poderá ser sacado por quem trabalhou ao menos 30 dias em 2019 e não retirou o valor em 2020. Lembrando que ainda é necessário cumprir as outras regras estabelecidas pelo governo, como:
Para consultar mais informações, o trabalhador pode entrar em contato com a central Alô Trabalhador pelo número 158, ou ainda pelo aplicativo CTPS Digital, disponível para Android e iOS.
Também é possível enviar o pedido por e-mail. Neste caso, no lugar das letras “uf” o cidadão deve substituir pela sigla do estado em que reside.