O evento conhecido como “a vinda da família real para o Brasil” aconteceu no ano de 1808, quando a corte de D. João VI fugiu das tropas de Napoleão Bonaparte.
O assunto é abordado com muita frequência pelas principais provas do país, com um destaque para alguns concursos, os vestibulares e a prova do ENEM.
Dessa maneira, para que você consiga estudar de forma correta, o artigo de hoje preparou um resumo completo sobre o evento. Vamos conferir!
O evento conhecido como “a vinda da família real para o Brasil” teve início no dia 29 de novembro de 1807 e foi concluído no dia 22 de janeiro de 1808, com a chegada da corte portuguesa em terras brasileiras.
A viagem foi planejada por D João VI, o rei de Portugal na época. O objetivo era fugir das tropas de Napoleão Bonaparte, as quais estavam chegando em Portugal depois da quebra do Bloqueio Continental pelo país.
Segundo dados, mais de 15 mil pessoas fizeram parte do evento. Ainda, móveis, obras de arte e muitos livros também vieram nos navios que realizaram a viagem para o Brasil.
No ano de 1806, Napoleão Bonaparte, imperador da França, havia decretado o Bloqueio Continental, uma legislação que tinha como objetivo prejudicar a economia inglesa.
O Bloqueio afirmava que nenhum país europeu poderia realizar qualquer tipo de troca comercial com a Inglaterra. Caso algum país descumprisse com o Bloqueio, as tropas francesas invadiriam o território do mesmo: e foi o que aconteceu com Portugal, que continuou realizando atividades comerciais com os ingleses.
Assim, em 1807, quando o imperador descobriu sobre as relações mantidas entre os dois país, o Tratado de Fontainebleau foi criado. O tratado em questão foi realizado com os espanhóis e tinha como objetivo fazer com que esses liberassem a passagem das tropas francesas pelo território da Espanha para facilitar a invasão de Portugal.
A viagem que ocasionou a vinda da família real para o Brasil durou 54 dias. Os portugueses chegaram no estado da Bahia e permaneceram por um pouco mais de 1 mês em Salvador. Depois disso, a corte dirigiu-se para o Rio de Janeiro e a cidade foi proclamada capital do Império.