A teoria dos paradigmas é um conceito administrativo que diz respeito a base de uma empresa para elaborar suas estratégias.
Os paradigmas mudam a todo momento, haja vista que uma empresa é influenciada pela mudança do mercado, bem como por fatores econômicos, culturais e tecnológicos.
O paradigma adequado torna o ambiente da empresa realista. Sendo assim, a definição do paradigma é feita por crenças, valores e técnicas. Ao passo que uma empresa que não define paradigmas limita sua evolução e conhecimento.
O conceito diz sobre uma visão totalitária da realidade. Referenciando a resolução de problemas como uma escola de pensamento, uma organização social da ciência.
Nessa linha de pensamentos, as escolhas erradas são direcionadas a quem decidiu, e não para o objeto de falha. Por exemplo, se falhar uma ferramenta, a visão de quem a escolheu que está errada, e não a ferramenta em si.
Por isso, é tão importante abrir novos paradigmas, decerto que ampliam as estratégias e as tornam mais assertivas. Quando uma empresa amplia seus paradigmas, novos modelos de atuação são construídos.
Assim sendo, novos paradigmas amparam as inovações do mercado, de modo que são fundamentais para uma solidez na administração de empresas.
A forma como a gestão de uma empresa enxerga o potencial da empresa é mostrada através dos paradigmas em que essa gestão se baseia. Por isso, novos paradigmas ampliam os objetivos e os valores empresarias.