A tecnologia tem mudado a realidade do empreendedorismo, já que diversas contribuições ocorrem por meio da tecnologia de forma direta e indireta.
Certamente, a tecnologia na gestão empresarial torna a empresa eficiente e direcionada; o que gera uma excelente custo-benefício e facilita os investimentos futuros da empresa no mercado atual.
É importante que a gestão de uma empresa considere os fatores internos e externos para que direcione sua atuação, visto que o cenário atual é altamente competitivo. Por isso, é cabível que a resiliência seja um valor para as empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Edelman, juntamente com a Microsoft Brasil, 42% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram novas tecnologias durante o período da pandemia, considerando o ano 2020 até meados de 2021.
Para a maior parte dos entrevistados – 83% – novas tecnologias mudaram o caminho do mercado, facilitando a recuperação econômica. Por isso, o investimento em tecnologia é primordial para o sucesso de uma empresa, principalmente para uma empresa de pequeno e médio porte. Haja vista que o direcionamento do orçamento resulta em novas descobertas, novos nichos e novas necessidades do cliente final.
A transformação digital é algo que ocorre de maneira direta e indireta. Por isso, ela está acontecendo a todo momento. Sendo assim, o investimento em tecnologia permite que uma empresa crie novos processos; reformule sua infraestrutura; reduza custos; construa um relacionamento sólido com a sua audiência; direcione suas ações de marketing digital; faça uma correta gestão de estoque, dentre outros aspectos pertinentes a uma gestão atualizada e holística.
A integração sistêmica por meio de API é utilizada no momento atual por diversos sistemas, de modo que é uma tecnologia que permite a integração entre sistemas diferentes e facilita a comunicação interna e externa.
Além disso, o investimento direcionado em fatores tecnológicos permite que a empresa amplie o seu canal de vendas e atendimento. Dessa forma, a empresa atende o seu cliente de maneira objetiva e inteligente, como é o caso do chatbot, por exemplo.
Uma vez que o cliente pode ser atendido e direcionado a qualquer hora do dia através da Inteligência Artificial. Por isso, a tecnologia é uma necessidade, ao passo que também é uma grande mudança para as empresas de pequeno porte, sendo uma fonte de inovação e oportunidades.