A Revolta dos Cipaios foi organizada pela população indiana contra o imperialismo da Inglaterra.
O assunto é abordado por diversas questões de história geral, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM.
A Revolta dos Cipaios, revolta também conhecida como Revolta Indiana, foi um movimento de revolta popular que ocorreu na Índia. As revoltas se iniciaram no ano de 1857 e terminaram definitivamente no ano de 1859.
A palavra cipaio, também escrita como sipaio ou sipai, possui a sua origem na palavra híndi shipahi, que significa soldado. Essa é uma referência aos membros da revolta, uma vez que essa foi realizada por soldados hindus e muçulmanos.
No século XIX, a Inglaterra era um poderoso império que comandava territórios em todo o mundo, explorando os recursos e a força trabalhadora de suas colônias. Entre essas colônias, podemos citar justamente a Índia.
Porém, na metade do mesmo século, os indianos resolveram e revoltar contra a dominação britânica. Dessa forma, alguns historiadores consideram que a Revolta dos Cipaios teria sido o primeiro movimento de Independência da Índia, que, por sua vez, só seria oficializada em 1947.
Além da dominação britânica, os cipaios se revoltaram também devido à outras motivações. Entre as principais, podemos citar o alistamento obrigatório dos indianos no exército da Companhia Britânica das Índias Orientais, organização que representava o império britânico na Índia. Os recrutas eram responsáveis pela comercialização dos produtos que circulavam na colônia. Porém, as condições de trabalho eram muito ruins e a remuneração era baixíssima.
Outro agravante além dos pesados trabalhos era o fato de diferentes castas da sociedade indiana serem obrigadas a trabalharem lado a lado, o que causava grave insatisfação.
Porém, o estopim da Revolta dos Cipaios ocorreu no momento em que a Coroa Britânica decidiu utilizar gordura animal de porco e de vaca para impermeabilizar as armas do exército. O problema é que os soldados precisavam rasgar as cápsulas com a boca e esse ato fazia com que eles ingerissem o conteúdo, o que era considerado extremamente grave uma vez que a religião dos indianos, tanto a hindu quanto a muçulmana, condenava a ingestão de vaca e de porco, respectivamente.
Os movimentos terminaram no ano de 1859, após dois anos de seu início. No fim do conflito, a Companhia Britânica das Índias Orientais foi extinta, dando início à administração direta da Coroa britânica. Isso porque, a Inglaterra nomeou um vice-rei para a Índia e os britânicos passaram a ocupar os cargos mais importantes da administração da colônia. Além disso, a Rainha Vitória foi nomeada a imperatriz da Índia anos depois, em 1877.
Porém, uma consequência positiva é que os indianos poderiam, depois da Revolta, ocupar determinados cargos públicos. Ainda, a tolerância religiosa foi estabelecida pela Coroa.