A maioria das pessoas acha que produtividade está fundamentalmente ligada ao trabalho. Com o isolamento social, o uso da tecnologia se intensificou e trouxe novos formatos de trabalho e também de estudo on-line. Isso refletiu em altas cargas de leitura e produção.
No entanto, o acesso massivo a informações acaba potencializando a falta de concentração e foco. Mesmo em casa, ainda precisamos cumprir uma jornada de demandas que variam entre reuniões por chamada de vídeo atividades domésticas, entre outras. O desafio é manter o equilíbrio. Por isso, cultivar bons hábitos diários para construir uma rotina saudável é crucial.
O descanso é fundamental para manter a produtividade nos estudos e no trabalho. O cérebro precisa de pelo menos 8 horas de sono diárias. É durante o sono que as informações recebidas no decorrer do dia são processadas e fixadas na memória permanente. Portanto, dormir bem faz toda a diferença no dia a dia e afeta de modo determinante o desempenho do cérebro.
Além disso, uma mente cansada não consegue ser criativa. Quando o corpo dá sinais de exaustão é muito difícil para o cérebro ter novas ideias ou criar alternativas para solucionar os problemas. É preciso dar tempo e espaço para que outros pensamentos possam preencher a mente. Por isso, não faça muitas coisas ao mesmo tempo, tente focar em apenas uma atividade até concluí-la.
Quando o cérebro está exausto os sinais podem refletir em todo o corpo. Sintomas como dificuldade de compreensão, letargia e desânimo começam a aparecer. As jornadas de trabalho podem ser desgastantes tanto dentro quanto fora de casa. Sendo assim, evite acumular demandas ou trabalhar horas a fio sem pausa. Fazer um intervalo de curta duração costuma ser bem eficiente para aliviar o estresse e tornar o processo produtivo mais fluido.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.