A nova visão da Gestão de Pessoas inclui a valorização do capital humano como foco da gestão da empresa. Por isso, as pessoas são recursos primordiais para os negócios, sendo o ponto principal para as operações dos negócios.
No entanto, o mercado atual torna viável uma gestão participativa. Assim sendo, as pessoas são recursos não somente para a operação, como também são fatores que implicam na tomada de decisões.
Sendo assim, as empresas estão aderindo a uma forma de atuação mais aberta e plausível. Considerando as ideias das pessoas, independentemente do nível hierárquico.
Isso porque essa nova visão da Gestão de Pessoas considera as vivências e experiências de todos como contribuição importante para uma troca que gera crescimento.
Essas mudanças no mercado consideram a inovação e criatividade. Uma vez que há vários tipos de inteligências, sendo que a contribuição através da visão de todos os profissionais envolvidos ajudam nas múltiplas formas de resolver as questões.
Desenvolver as pessoas faz parte do processo de uma nova da gestão da empresa. Por isso, é importante que a empresa crie processos e programas que visem o conhecimento nas equipes.
Além disso, os gestores devem criar planos de gestão que visem um maior contato entre as pessoas, as reuniões brainstorming, por exemplo.
Portanto, é vital para os negócios que as pessoas sejam vistas por suas habilidades, visto que gerar valor interno é uma maneira de gerar valor externo. Dessa forma, a empresa cresce e aumenta as soluções para o negócio. Ao passo que mantém um capital humano qualificado e engajado.