Empreendedorismo

A Inovação no Planejamento do Empreendedor

O empreendedor atual precisa direcionar o seu foco e observar o seu nicho de atuação

É muito importante para o empreendedor analisar o mercado para que possa direcionar o seu foco de nicho de atuação.

O empreendedorismo tem crescido e são vários os fatores que corroboram esse crescimento. Já que é muito grande o número de pessoas que perderam seus empregos por conta da pandemia causada pelo coronavírus. 

Novos entrantes no mercado e formalização do MEI

Por conseguinte, essas pessoas resolveram monetizar seus planos, sonhos e talentos. Por outro lado, o mercado também está mais aberto para o empreendedor, já que o próprio governo facilitou a abertura de empresa e a formalização do MEI, estimulando as pessoas para que se formalizem.

 Além disso, a internet é um fator primordial para essa facilidade, já que você pode ter um comércio online sem precisar de espaço físico através de um modelo de negócio escalável.

Concorrência acirrada em todos os segmentos

Todavia, nem tudo são flores no mercado atual, pois da mesma maneira que todos esses fatores amparam a sua entrada no empreendedorismo, o volume da concorrência nunca foi tão alto.

São muitas pessoas entrando no mercado para o mesmo nicho de atuação. Por isso, para você empreender na atualidade é necessário que você tenha uma visão elevada quanto a necessidade do seu cliente, as mudanças do mercado e considere a volatilidade em seus planejamentos estratégicos.

A fidelização se tornou uma obrigação na relação entre a empresa e o seu cliente

 É muito natural que as empresas queiram agradar o cliente. Porém, na era digital a fidelização não é uma opção, é uma obrigação da empresa. 

Pois, uma empresa que não fidelizar o seu cliente não consegue se manter no mercado e o seu cliente, por sua vez, é estimulado o tempo todo pelo concorrente.

Visão holística e a inovação como valor do negócio

Por isso, o empreendedor que entrar no mercado precisa ter essa visão para que entenda que inovar é necessário e não pode ser algo feito por conta das urgências.

A inovação precisa de planejamento. Por isso, você pode inovar na entrega que faz ao cliente quanto ao seu produto ou serviço.

Quebra de barreiras internas

Porém, você também pode inovar nas maneiras como a sua empresa funciona. Por exemplo, adquirindo um sistema que comporta todo o seu fluxo e direciona o cliente, quebrando barreiras importantes.

Por isso, empreender é uma fonte de desafios e oportunidades e o sucesso depende do equilíbrio da gestão.