Empreendedorismo

A inovação na gestão holística de uma empresa na era digital

É muito importante na era digital que a gestão da empresa seja feita de forma assertiva e direcionada desde o seu surgimento. Sendo assim, a adaptação estratégica de ferramentas administrativas, bem como, o investimento em tecnologia são aspectos fundamentais para os direcionamentos da gestão empresarial.

A inovação na gestão holística de uma empresa na era digital

Independentemente do porte e segmento da empresa, é necessário atualizar constantemente os fatores externos. Visto que impactam diretamente o resultado da marca.

O cenário econômico atual

A economia é um fator externo que impacta o poder aquisitivo do cliente e tem sido extremamente volátil por diversos acontecimentos recentes, como a pandemia oriunda do novo coronavírus e atual conflito entre a Rússia e Ucrânia, por exemplo.

Sendo assim, é importante que a gestão de uma empresa considere os fatores que impactam o fluxo de oferta e demanda para que possa atuar como uma antecipação estratégica.

A elevação do volume de vendas

Em uma situação de crise, por exemplo, é possível criar uma submarca, atendendo um público específico, ou ainda, é possível criar um fluxo comercial entre o e-commerce e a loja física, elevando o volume de vendas.

A gestão de uma empresa na era digital traz muitas possibilidades, entretanto, é necessário avaliar a viabilidade de cada uma delas. Além disso, o concorrente é um fator externo importante que deve ser acompanhado pelo empreendedor.

Visto que é possível inovar nos produtos ou nos serviços. Ou ainda, é possível entregar ao seu cliente a inovação por meio de um produto ou através da desburocratização de processos.

A concorrência a inovação

Para que a sua empresa não fique aquém da concorrência, é importante estudar o mercado, investindo em tecnologia desde seu surgimento. Dessa forma, a fidelização do cliente se torna orgânica e direcionada,  valorizando a marca no mercado; o que é primordial para o seu crescimento de forma rentável, escalável e disruptiva.

Sendo assim, uma empresa de pequeno porte pode alcançar a liderança dentro do seu nicho através de um fluxo estabelecido por meio de decisões baseadas em métricas oriundas de um sistema de gestão atualizado.

A resiliência o potencial da marca

Visto que muitas empresas renomadas perderam o mercado pela ausência da inovação, e não exatamente pela falta de potencial no seu produto ou no serviço. Dessa forma, é possível entender que a ausência da inovação pode fazer com que uma empresa se torne obsoleta na era digital.

Portanto, a inovação e a resiliência são valores para uma empresa na atualidade, juntamente como uma gestão holística e preparada para lidar com a oscilação dos fatores externos.