O inglês é a língua de maior fluência no mundo. Segundo o livro “The Ethnologue: languages of the world”, dentre os 6.912 idiomas presentes em todo o globo, o mais falado é o inglês, levando em consideração os falantes nativos e as pessoas que o usam como segunda língua.
Além disso, o idioma é responsável pela comunicação de grandes organizações e também é a língua mais usada na área da ciência e tecnologia, estando presente na internet, na programação e nas redes sociais.
A importância do idioma também aparece no mercado de trabalho. O inglês faz parte da língua mais usada em diversas empresas multinacionais e empresta diariamente palavras como marketing, call, branding, briefing, entre outras ao ambiente empresarial.
Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento britânica PageGroup mostrou o aumento do número de profissionais brasileiros contratados no Reino Unido em 2021.
De acordo com o levantamento, houve um crescimento de 20% até agosto deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Um dos motivos para aumento nos números se dá pelo crescimento de pessoas no sistema de trabalho home office.
De forma mais especializada, o inglês corporativo tem se mostrado um diferencial no currículo e também um conhecimento essencial para conquistar uma posição profissional que ultrapasse as fronteiras. O idioma pode, inclusive, trazer outros benefícios para o crescimento na carreira profissional.
Atualmente, com grande parte das empresas inseridas na internet e no modelo de home office, o inglês tem se tornado peça-chave para uma comunicação mais clara dentro do ambiente de trabalho globalizado.
Em 2017, a companhia especializada em recrutamento Page Personnel apontou que 60% das vagas, na época, buscavam por candidatos que sabiam inglês e que, em 10 anos, a língua passaria a ser um requisito básico para qualquer vaga de emprego.
Desde o levantamento da pesquisa já se passaram quatro anos e o cenário vem se concretizando. No LinkedIn, diversas vagas de trabalho já são anunciadas em inglês e buscam por talentos que conheçam e compreendam o idioma, incluindo leitura, escrita e conversação.
No entanto, além de estar se tornando um requisito em diferentes áreas e ser um diferencial no currículo, o idioma pode ainda trazer outros benefícios para a carreira.
A segunda língua ajuda a alcançar salários mais altos, expandir os negócios, criar uma boa rede de contatos e trazer novas oportunidades profissionais.
Ter o inglês com nível fluente pode trazer impactos diretos no salário. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, um profissional que saiba falar o idioma fluentemente pode receber entre 47% e 52% a mais em relação àqueles que não dominam o inglês.
Isso porque, em alguns casos, o conhecimento da língua inglesa pode ser usado em funções que não poderiam ser executadas por pessoas que não o possuem.
O idioma além de ser importante para os cargos de suporte em uma empresa, pode também ser essencial para gestores e executivos. A língua inglesa possibilita a expansão dos negócios em outros países.
Sendo assim, a fluência no inglês se faz necessária para uma melhor comunicação, realizar negociações e obter sucesso em parcerias com colaboradores de companhias internacionais.
Ter uma boa rede de contatos é imprescindível para qualquer área profissional. O conhecimento em outras línguas, como a inglesa, por exemplo, pode aumentar ainda mais essa lista, o que traz oportunidades de trabalho internacional no futuro.
O inglês é um pré-requisito básico para trabalhar em empresas multinacionais, sendo assim, quem possui fluência no idioma têm mais facilidade para conquistar uma vaga de emprego.
Na maioria das vezes, o processo seletivo costuma ser concorrido, podendo conter testes e entrevistas em inglês. A vantagem é que as oportunidades de emprego em multinacionais geralmente costumam oferecer salários e benefícios atrativos, além de enriquecer o currículo.
Uma das principais vantagens de ter fluência na língua inglesa é a possibilidade de trabalhar fora do país ou até mesmo realizar cursos de especialização e obter um crescimento profissional de âmbito internacional.
Saber se comunicar e entender o idioma nativo faz diferença para quem deseja obter mais contato com outras culturas.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Intercâmbio pode impulsionar carreira dos jovens.