O plano de negócios de uma empresa no mercado atual deve ser flexível e adaptável. Visto que na era digital é fundamental que uma empresa acompanhe a jornada de compra do seu cliente e considere a volatilidade do mercado em sua amplitude.
Sendo assim, independentemente se a empresa possui um grande ou pequeno porte, é fundamental que o seu plano de negócios seja feito de maneira flexível. Visto que, na atualidade, a resiliência deve ser um valor para uma empresa. Além disso, é pertinente que a gestão de uma empresa considere elevar os seus pontos fortes para que não fique aquém do seu potencial de mercado.
Para isso, é fundamental que o plano de ação da gestão considere as análises diagnósticas do cenário de atuação do empreendimento. Por exemplo, é necessário que a gestão da empresa possa lidar com fatores externos não controláveis; ao passo que também consiga direcionar de forma ampla os seus pontos positivos, corroborando as entregas que são feitas ao seu cliente de forma holística. Visto que na era digital todas as áreas são responsáveis pelas entregas que são feitas ao cliente.
É necessário que uma empresa no mercado atual considere todos os fluxos; de modo que analise a possibilidade de modificar processos e ajustar ações, ainda que estejam em andamento. Dessa forma, a gestão de uma empresa estará atuando de forma resiliente, e, portanto, direcionando o seu fluxo, evitando investir em projetos que levem a marca obsolescência. Visto que no mercado atual pode ser difícil recuperar o interesse do público e o valor de mercado de uma marca.
O plano de negócios de uma empresa no mercado atual deve considerar os recursos, o prazo, o profissional responsável e as possíveis modificações das ações, de modo que a empresa não perca o seu orçamento e nem o seu posicionamento junto ao seu público-alvo. Por isso, é cabível que uma empresa na era digital adote uma gestão aberta, participativa e faça reuniões brainstorming, de maneira que consiga direcionar os seus fatores internos, otimizando os fluxos e a gestão de pessoas.
Uma vez que, conforme a empresa crescer, a tendência é que possa reter os seus talentos; otimizando a sua gestão interna e tornando a sua marca valorizada junto ao cliente, através de uma gestão holística e planejada.