Economia

A boa notícia para quem pretende comprar um carro usado

Inicialmente desenhada para impactar o mercado de carros novos, a Medida Provisória (MP) do barateamento de automóveis também deve impactar o mercado de veículos usados. De acordo com uma projeção da Mobiauto, os preços deste mercado estão caindo desde a publicação do novo projeto do Governo Federal, e a tendência é que eles caiam ainda mais.

Em entrevista, o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr falou sobre o assunto. De acordo com ele, já há um impacto nos preços dos usados desde o início deste mês. Segundo ele, a redução nos valores cobrados está na casa dos 5% em comparação com a última semana sem a validade da MP do Governo Federal.

“Apuramos as cotações de dezenas de milhares de anúncios em nossa plataforma, inicialmente na primeira semana de maio, quando não havia essa medida do governo. E repetimos a pesquisa na primeira semana de junho, período que já traria o impacto da redução nos novos. Em um mês, portanto, a queda média foi de 5,13%”, disse ele.

A queda, no entanto, varia a depender do modelo que o cidadão está procurando. Carros usados mais procurados ainda não tiveram grandes quedas no decorrer dos últimos dias.

“Tivemos modelos de altíssima procura, como o Hyundai HB20S, modelo 2020, que caiu menos de 1%. Já um Chevrolet Joy, que está fora de linha e possui menor atratividade para a revenda, já despencou em mais de 10% em um único mês”, seguiu o CEO da mobiauto.

Tendência de quedas maiores

De todo modo, a avaliação dos analistas do mercado é de que a tendência natural é de que as quedas se tornarão ainda mais acentuadas no decorrer dos próximos meses. Com a definição do Governo Federal, a expectativa é que ocorra um impacto ainda mais forte nos preços dos carros usados.

“As variações de preços dos seminovos costumam espelhar o que acontece no zero km. Como a redução em alguns modelos novos pode passar de 10%, eu diria que os 5,13% que apuramos tendem a ampliar mais alguns pontos percentuais. Essa queda vai se acentuar na próxima semana”, disse ele.

Contudo, ele frisou que o patamar da queda pode variar a depender da região em que o cidadão está residindo agora.

“Claro que há variações em razão de estoques regionais. Em uma cidade em que a rede autorizada possui 10 unidades em estoque de um certo carro seminovo, a queda nos preços será menor do que em outra região em que o estoque seja de 50 unidades”, conclui Castro Jr.

A MP do carro popular

Como dito, a MP que define o barateamento do carro popular já foi publicada há pouco menos de uma semana. O documento estabelece uma série de regras para a definição da queda nos valores. Os abatimentos podem variar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

O tamanho da queda no preço vai variar de acordo com uma série de características do modelo. Carros mais baratos, por exemplo, podem ter um desconto maior. Veículos que contam com mais peças produzidas na indústria nacional também podem ter descontos maiores.

Para além das reduções estabelecidas pelo Governo Federal, as montadoras também estão ofertando abatimentos próprios. Assim, em alguns casos o consumidor poderá encontrar veículos novos com valores mais de R$ 10 mil mais baratos. Os novos preços já estão valendo.

Tempo de duração

O Governo Federal já confirmou que o programa de barateamento de carros populares no Brasil já tem hora para acabar. O projeto tem uma limitação de tempo e de dinheiro disponível para que continue funcionando.

O Ministério da Fazenda decidiu que o programa vai ter apenas quatro meses de duração, e vai ter para o seu uso a liberação de R$ 1,5 bilhão. Quando o tempo, ou o dinheiro chegar ao fim, o projeto chega acaba.