Empreendedorismo

A atuação resiliente, ampla e dinâmica no empreendedorismo

O empreendedor precisa direcionar a sua atuação no mercado de forma ampla e resiliente; o que pode ser desafiador para um entrante no mercado.

A atuação resiliente, ampla e dinâmica no empreendedorismo

A volatilidade do mercado é complexa, considerando que dentro da própria instabilidade não é possível prever exatamente qual será o próximo produto que será lançado pela concorrência; ou qual será a próxima necessidade do seu público-alvo.

Estude o mercado

Por isso, é relevante que o empreendedor estude a abrangência do mercado e conheça os atuais fatores externos não controláveis. Visto que diversos fatores impactam a necessidade do cliente e a elevação da concorrência em todos os nichos.

Esse estudo pode direcionar novos produtos e novas demandas, fazendo com que o empreendedor não ofereça ao cliente um produto que esteja obsoleto, independentemente de ser um produto novo no mercado, porém não se tratando de uma ideia inovadora.

Inovação

Portanto, é muito importante para o empreendedor entender a necessidade de inovação, pois, ao entender a inovação como um conceito da era digital, o empreendedor passa a atuar com antecipação de demandas; o que pode gerar valor para a sua marca em longo prazo.

Estudar o comportamento de compra do seu cliente é primordial para o sucesso da sua empresa; já que o cliente não possui o comportamento estático. Assim sendo, quanto mais o empreendedor entender o que o concorrente entrega ao seu público-alvo, maior será a sua chance de inovar organicamente.

Tecnologia

Além disso, investir em tecnologia é primordial para o sucesso de uma empresa. Haja vista que um sistema ERP permite que a empresa obtenha dados importantes e métricas em tempo real.

Dessa forma, é possível direcionar os planejamentos estratégicos da marca de maneira otimizada, considerando a necessidade de elevar seu valor no mercado através de um bom atendimento, da inovação de um produto e da criação (e ampliação) dos canais de vendas.

Era digital

Por isso, a gestão na era digital precisa ser feita de maneira holística e o empreendedor deve conceituar a sua marca como uma empresa de real potencial de crescimento. Somente através desse conceito ele poderá criar caminhos estratégicos efetivos para que a sua empresa seja inovadora, tecnológica e evolutiva.

Oportunidade

Visto que o comportamento de compra do cliente atual não é estático, porém, o cliente atual tende a ser fiel a uma marca que atende suas necessidades em todas as suas demandas, sejam elas tangíveis ou intangíveis. Portanto, essa pode ser uma grande oportunidade de mercado para uma empresa de pequeno porte.