O Brasil ocupa o ranking de segundo país com a população mais estressada do mundo. Uma das maiores razões para isso é o trabalho. De acordo com estudos, cerca de 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem com problemas relacionados ao estresse. 32% padecem do chamado burnout, que é uma síndrome de esgotamento profissional.
Normalmente o estresse se caracteriza por uma produção de hormônios, entre eles a adrenalina, para proteger a pessoa de situações ameaçadoras ou súbitas. O indivíduo fica alerta, pronto para responder de acordo com o que o intimida. O dilema é que ele pode causar problemas de saúde, como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, por exemplo.
São vários os fatores que causam estresse. A princípio, podemos destacar o começo de emprego, ou de uma nova escola, mudar-se para uma nova residência, casamento, gravidez, fim de um relacionamento, doenças de uma pessoa querida, e muito mais. Vale ressaltar que alguns medicamentos também causam estresse.
No trabalho, o profissional pode se sentir estressado por diversas razões. Ademais, a sobrecarga de tarefas é uma delas, além de excesso de competitividade, metas impossíveis de se alcançar, baixa remuneração, chefe nervoso, indefinição de plano de carreira, entre outros. Felizmente há meios de se proteger. É o que veremos abaixo:
O lugar onde você realiza as suas tarefas do dia a dia deve ser agradável e confortável. Um espaço aconchegante permite uma maior harmonia do ambiente. Todavia, pode-se apostar em cores que acalmam, como o azul, ajudando a eliminar o estresse relativo ao trabalho que deve ser feito pelo profissional.
Uma agenda bem organizada auxilia o profissional a realizar as suas tarefas. Aliás, é preciso que se disponha o tempo necessário para o serviço a ser feito, de modo que o trabalhador não precise correr para alcançar as metas diárias. Por essa razão, deve-se dar prioridade para o que é mais importante.
O horário do almoço deve ser respeitado. É preciso que ele seja um momento de calma e descanso, preparando o profissional para as outras tarefas do dia. Uma interação com seus colegas de trabalho neste intervalo também é indicado, pois alivia o estresse e acalma a pessoa.
Praticar exercícios físicos regularmente é uma ótima estratégia para quem deseja levar uma vida menos estressada. Ele reduz a ansiedade e ajuda no combate à depressão. Esse é um momento de quebra da rotina, através dele pode-se conhecer novas pessoas, se divertir e cuidar da saúde do corpo.
O ambiente de trabalho deve ser calmo e agradável. Por essa razão, deve-se evitar participar de fofocas e procurar se comunicar de uma maneira assertiva e eficiente, a fim de evitar situações problemáticas. As brigas entre os colaboradores da empresa são grandes catalisadores de estresse relacionado ao trabalho.
Durante os trabalhos em grupo é preciso que os colaboradores tenham empatia com os demais a fim de proporcionar um ambiente mais sereno, que favoreça a comunicação. Desse modo, escutar o outro, tentar entender seu ponto de vista, ao invés de querer que suas ideias se sobressaiam, auxilia no combate ao estresse.
Procure ter um bom relacionamento com seu chefe. Desta forma você poderá pedir seus conselhos no caso de haver algum problema relacionado a seu trabalho. Aliás, converse com ele sobre o que vem lhe causando estresse e procure ajuda para resolver as questões. Ele com certeza vai querer te ajudar.
No trabalho, muitas vezes você acaba por realizar tarefas que não lhe são muito agradáveis. Em suma, procure ter uma maior satisfação no serviço a ser feito, de modo que você possa aproveitar cada minuto do seu dia. Você também pode procurar seu chefe e buscar realizar outras tarefas na empresa.
Muitas vezes o ambiente de trabalho não lhe garante a conquista de suas metas e objetivos. Se for o caso, procurar um emprego de acordo com as suas aspirações e com menos estresse é o mais indicado. Você pode buscar por uma outra atividade menos problemática, enquanto trabalha na empresa.