9 coisas que POUCOS sabem sobre a Copa do Mundo de 2022
Neste ano de 2022, mais uma edição da Copa do Mundo FIFA acontece no Catar, no Oriente Médio.
A Copa do Mundo, competição internacional que tem a organização da FIFA (Federação Internacional de Futebol), acontece a cada quatro anos. A disputa pela taça mais importante da modalidade aconteceu pela primeira vez no Uruguai em 1930, ano em que o próprio país sede saiu vencedor da taça.
Desde a sua criação, o campeonato ocorre a cada quatro anos. Contudo, o evento não aconteceu nos anos de 1942 e 1946, por conta da Segunda Guerra Mundial. Em 1950, a competição voltou a ser disputada.
De acordo com a FIFA, somente 8 países foram campeões da competição até hoje, entre eles o Brasil, que é o maior vencedor do torneio. Além disso, o país tem uma marca muito positiva: participou de todas as competições da Copa do Mundo até hoje.
Neste ano de 2022, mais uma edição da Copa do Mundo FIFA acontece no Catar, no Oriente Médio. Esta que será a vigésima segunda edição do torneio. Segundo a organização, o evento está confirmado para acontecer entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro deste ano.
Curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2022
Em primeiro lugar, a Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do planeta e, a cada quatro anos, ou seja, a cada quadriênio, bilhões de pessoas assistem aos jogos da competição. Na final da Copa de 2014, por exemplo, que ocorreu no Brasil, aproximadamente 1 bilhão de pessoas assistiram ao torneio.
Nesse sentido, confira a seguir 9 coisas que POUCOS sabem sobre a Copa do Mundo de 2022:
1. Primeira vez que um país árabe vai sediar uma Copa do Mundo
Você sabia que será a primeira vez que um país árabe vai sediar uma Copa do Mundo? E será no Catar, que tem cerca de 11,5 mil km2, o que equivale a metade do tamanho do Estado do Sergipe.
No entanto, apesar de ser um país pequeno em extensão, é um dos países mais ricos do mundo. Ademais, os jogos irão acontecer em cinco cidades e em oito estádios diferentes. No aspecto logística, as seleções não precisarão se descolar muito, não é mesmo?
2. Cidade foi construída para a Copa
Você sabia que uma cidade teve construção específica para a Copa do Mundo? Explicamos.
Em 2005, o país tinha um projeto para construir uma cidade do zero no meio do deserto. A ideia, conforme autoridades locais, era focar em soluções sustentáveis para as infraestruturas e mobilidades urbanas.
Contudo, veio a Copa do Mundo e os planos mudaram e, na verdade, uma nova cidade foi planejada para sediar a Copa do Mundo. O nome da cidade é Lusail e conta com estádio com capacidade para cerca de 80 mil pessoas. Nessa Arena de Futebol, inclusive, os telespectadores poderão desfrutar de refrigeração e ar condicionado.
3. Maior investimento da história
Além de construir Lusail para a Copa do Mundo, o Catar fez um alto investimento para o torneio. Estima-se que o país tenha feito um investimento de 200 bilhões de dólares para sediar o evento mais importante do mundo.
Sendo assim, esse já é considerado o valor de investimento mais alto para uma Copa do Mundo na história.
4- Premiação com valor considerável
Os jogadores e as confederações receberão uma motivação extra. Acontece que a FIFA estima pagar um prêmio na ordem de 42 milhões de dólares para quem vencer a Copa do Mundo.
5- Acessibilidade
Como você já viu, o Catar não é um país que tem um grande tamanho. Sendo assim, o país terá uma distância de 30 km entre a maior parte dos estádios.
A torcida não precisará, assim, realizar grandes deslocamentos para acompanhar a competição.
6- Última Copa com 32 seleções
A Copa do Mundo é realizada tradicionalmente com 32 seleções. No entanto, essa será a última edição do torneio com apenas essa quantidade de equipes. A FIFA adicionou mais 16 seleções para participarem do campeonato a partir do ano de 2026. Dessa forma, a Copa do Mundo agora terá 48 países.
7- Primeira Copa que acontece no final do ano
Você deve lembrar que a Copa do Mundo é realizada, tradicionalmente, no meio do ano. Contudo, nesta edição, em específico, a Copa do Mundo irá ocorrer no final deste ano. Essa mudança ocorre por conta da temperatura elevada do verão no hemisfério norte, que ocorre em junho e junho, data tradicional do evento.
8- O Catar tem pouca tradição no futebol
Diferente das Copas do Mundo anteriores, o evento vai acontecer em um país sem tradição no futebol. Essa será, inclusive, a primeira participação do Catar na competição.
A partir desta edição, o Catar pretende dar um salto de qualidade no esporte e fazer o caminho contrário: chamar a atenção e se gabaritar como um lugar que também vive futebol.
9. Mesmo sendo um país pequeno, o Catar é um dos mais ricos do mundo
Uma outra curiosidade sobra a Copa do Mundo de 2022 é que o Catar é um dos países mais ricos do mundo. De acordo com os dados da Country Economy, o país conta com um PIB anual de 146 bilhões de dólares (2020), o que demonstra a magnitude do país no que se trata da sua economia e de logística.