Dentro de mais alguns dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá acompanhar direto de Brasília mais um desfile de Independência no dia 7 de setembro. Será a nona oportunidade em que o petista acompanhará o evento na condição de chefe de estado. A Presidência da República divulgou mais alguns detalhes sobre o evento em questão.
Um dos pontos já revelados é o tema do desfile de 7 de setembro de 2023: “Democracia, soberania e união”. A ideia do governo federal é passar uma mensagem de apoio entre pessoas que pensam diferente. As cores que serão utilizadas durante o evento serão o verde e o amarelo, em alusão ao brasão.
Abaixo, você pode conferir alguns dos detalhes mais importantes divulgados pelos Ministérios da Justiça, das Comunicações e da Defesa sobre o evento.
De acordo com os ministérios que estão organizando o evento, o desfile cívico em Brasília deve ser iniciado exatamente às 9 horas e terá duração de duas horas. A ideia é concluir todo o procedimento até às 11 horas. Estamos falando, portanto, de um desfile mais enxuto do que o registrado em anos anteriores.
Sim. No desfile da próxima quinta-feira (7), o presidente Lula vai realizar a chamada revista da tropa, e logo em seguida vai embarcar em carro aberto no desfile. A previsão inicial é de que o momento não demore muito. O deslocamento do presidente deve durar nada mais do que 10 minutos.
Sim. O governo federal trabalha com uma projeção de 30 mil pessoas no desfile cívico do próximo dia 7 de setembro em Brasília. O evento é aberto ao público, assim como também ocorreu nos anos anteriores. Nas arquibancadas, no entanto, a previsão é de apenas seis mil pessoas.
A segurança do Distrito Federal já confirmou que o público vai passar por revistas. O acesso à Praça dos Três Poderes vai ficar restrito no momento do desfile, e todos os prédios públicos serão protegidos por milhares de gradis.
Não será permitida a entrada no evento portando objetos como:
A ordem dos detalhes do desfile também foi divulgada pelos ministérios: