De acordo com recente divulgação oficial, o Ministério das Comunicações (MCom) acompanhou a ligação da 1ª luminária inteligente 5G do mundo.
Além de integrar antena 5G, o equipamento conta com câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, sistema Wi-Fi e outras tecnologias, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).
De acordo com recente divulgação oficial do Ministério das Comunicações (MCom), Curitiba foi a capital que iniciou o programa Conecta 5G, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A iniciativa, que trata do desenvolvimento de luminárias inteligentes 5G, conta com o apoio do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos. A Prefeitura Municipal de Curitiba e a operadora Ligga Telecom também participam do programa de forma pontual, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).
Conforme recente divulgação oficial, o Leilão do 5G abriu portas para que tecnologias como essa fossem viabilizadas. De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), são inovações que podem melhorar substancialmente a rotina.
Além de abarcar antena 5G, a luminária, por exemplo, é equipada com câmeras de videomonitoramento que contam com a tecnologia de reconhecimento facial, além de possuir sistema Wi-Fi, sensores de ruído e possibilitar a gestão de serviços semafóricos, explica o Ministério das Comunicações (MCom). O equipamento foi desenvolvido pelas empresas Nokia e Juganu e utiliza a tecnologia de chipset da Qualcomm.
De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), a implantação do 5G requer a instalação de cinco vezes mais antenas em relação à rede 4G. Com o Leilão do 5G, a Anatel recomendou que as cidades adequem suas próprias legislações baseadas na Lei Geral das Antenas para garantir a instalação desses equipamentos. Enquanto isso, as luminárias inteligentes do Conecta 5G podem servir de infraestrutura para a transmissão do sinal.
O Ministério das Comunicações (MCom) destaca que, nesta primeira fase, a luminária vai oferecer a rede 5G apenas para interligar equipamentos urbanos e uso empresarial. A estrutura vai utilizar faixas de radiofrequência que não entraram no Leilão do 5G.
Curitiba é a primeira cidade a receber a luminária inteligente com antena 5G integrada pelo programa Conecta 5G. Além dela, outras 13 cidades vão receber o equipamento: Maceió (AL), Juiz de Fora (MG), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Pato Branco (PR), Foz do Iguaçu (PR), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA), destaca o Ministério das Comunicações (MCom).
Além do ministro das Comunicações, participaram do evento o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o Governador do Paraná, Ratinho Jr, e o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, além de executivos de empresas parceiras do programa.