Empreendedorismo

5 táticas infalíveis para vender muito em marketplaces

Como uma maneira rápida, escalável e segura de desenvolver um negócio online, vender em marketplaces é uma obrigação. Esses canais vêm ganhando força nos últimos anos e estão começando a se solidificar como um modelo de vendas comprovado. Assim, hoje apresentaremos 5 táticas infalíveis para vender muito em marketplaces.

Se você quer aproveitar uma grande tendência do varejo online, precisa desenvolver uma estratégia de crescimento que enfatize esses canais.

5 táticas infalíveis para vender muito em marketplaces

Este artigo irá fornecer 5 táticas infalíveis para começar a vender nos mercados online mais populares do Brasil. Confira!

1ª. Elabore uma pesquisa de mercado e um planejamento estratégico para vender seus produtos de maneira online

Gostaríamos que você soubesse o que precisa ser estruturado antes de mergulhar de cabeça no mundo das vendas no marketplace. Vender nesses canais requer um planejamento prévio cuidadoso.

Primeiro, você precisa pensar sobre quais fatores afetam sua reputação e sua posição nas plataformas. Fizemos uma lista de verificação dos pontos mais cruciais para ajudar durante esta fase.

  • A estratégia escolhida determinará quais produtos serão escolhidos: se você já tem uma loja online e quer começar a anunciar em marketplaces, você deve focar primeiro em divulgar os produtos com maior demanda em sua loja. Mas, se tiver loja física, e produtos ociosos, é possível iniciar a exposição dos produtos, por estes. Escolha os produtos que você pode oferecer preços competitivos, e maior demanda;
  • A escolha dos nichos de mercado deve ser minuciosa: principalmente quando souber quais plataformas funcionam melhor para a sua marca. É necessário, também, avaliar a concorrência, e observar quais são os canais utilizados com maior frequência, pela sua clientela;
  • Conheça as taxas incidentes nas comissões: muitas plataformas de marketplaces não cobram taxa para postar anúncios, mas recebe uma parte de cada venda na forma de comissão. A taxa difere dependendo da plataforma, bem como da natureza do anúncio e do produto anunciado, do custo de envio e do nível de exposição que o anúncio receberá;
  • Estabeleça formas de entrega confiáveis: uma das etapas mais cruciais da experiência de compra online é a entrega dos itens comprados. Pense cuidadosamente na logística do seu negócio antes de começar a vender nos marketplaces.
  • vender muito em marketplaces- Reprodução Canva

2ª. Defina o público-alvo que deseja atingir

Para pesquisar o setor, você também deve aprender sobre os hábitos online de seu público-alvo. As perguntas que podem ser úteis para definir o público-alvo são:

  • Quais os canais de venda que seu público-alvo utiliza?
  • O seu público-alvo usa o Google ou prefere as redes sociais para pesquisar produtos de interesse?
  • Quais são as prioridades e preferências do público-alvo?

Estas e outras perguntas devem ser respondidas para ter uma ideia do seu público online.

3ª. Tenha controle sobre os estoques da empresa

Você deve acompanhar o volume de transações diárias nos marketplaces, e assim, precisa de um almoxarifado bem-organizado. Desta forma, é possível antecipar um aumento na demanda assim que começar a anunciar em canais adicionais.

Um dos fatores que terão um efeito direto na reputação da sua plataforma é o seu estoque. E comentários negativos serão feitos sobre sua loja se você vender produtos ou demorar muito para enviá-los.

Mantenha um sistema de gerenciamento de estoque eficiente para que você possa rastrear com segurança os níveis de estoque atuais de todos os produtos em todas as lojas.

4ª. Realize anúncios eficazes nas plataformas para vender muito em marketplaces

Os anúncios são essenciais, pois as fotos anunciadas são as especificações técnicas do produto.  As informações tornam o anúncio mais atraente para clientes em potencial, assim, priorize as necessidades do cliente e não apenas os detalhes técnicos.

O título é tão importante quanto a descrição. O formato recomendado consiste nos seguintes elementos: nome do produto + Nome da marca + Tipo de produto Cor + Referência. Assim, verifique se o marketplace tem um limite de caracteres para evitar que seu título seja cortado.

5ª. Invista em ferramentas que apoiem a operação quando você começa a vender por múltiplos canais

Para manter o atendimento da demanda eficiente e seguro, será necessário contratar um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) e um hub de integração com marketplaces.

O planejamento de recursos (ERP) é um sistema de gestão empresarial que integra todos os aspectos das operações de uma empresa, desde o administrativo até o operacional. Já o hub do integrador consolida e automatiza o gerenciamento de anúncios em todo o canal.  Ele deve ser flexível o suficiente para atender às suas necessidades e crescer com sua empresa.

As plataformas de gerenciamento e otimização se tornam cada vez mais importantes à medida que seu negócio online se expande em escala.