Como uma maneira rápida, escalável e segura de desenvolver um negócio online, vender em marketplaces é uma obrigação. Esses canais vêm ganhando força nos últimos anos e estão começando a se solidificar como um modelo de vendas comprovado. Assim, hoje apresentaremos 5 táticas infalíveis para vender muito em marketplaces.
Se você quer aproveitar uma grande tendência do varejo online, precisa desenvolver uma estratégia de crescimento que enfatize esses canais.
Este artigo irá fornecer 5 táticas infalíveis para começar a vender nos mercados online mais populares do Brasil. Confira!
Gostaríamos que você soubesse o que precisa ser estruturado antes de mergulhar de cabeça no mundo das vendas no marketplace. Vender nesses canais requer um planejamento prévio cuidadoso.
Primeiro, você precisa pensar sobre quais fatores afetam sua reputação e sua posição nas plataformas. Fizemos uma lista de verificação dos pontos mais cruciais para ajudar durante esta fase.
Para pesquisar o setor, você também deve aprender sobre os hábitos online de seu público-alvo. As perguntas que podem ser úteis para definir o público-alvo são:
Estas e outras perguntas devem ser respondidas para ter uma ideia do seu público online.
Você deve acompanhar o volume de transações diárias nos marketplaces, e assim, precisa de um almoxarifado bem-organizado. Desta forma, é possível antecipar um aumento na demanda assim que começar a anunciar em canais adicionais.
Um dos fatores que terão um efeito direto na reputação da sua plataforma é o seu estoque. E comentários negativos serão feitos sobre sua loja se você vender produtos ou demorar muito para enviá-los.
Mantenha um sistema de gerenciamento de estoque eficiente para que você possa rastrear com segurança os níveis de estoque atuais de todos os produtos em todas as lojas.
Os anúncios são essenciais, pois as fotos anunciadas são as especificações técnicas do produto. As informações tornam o anúncio mais atraente para clientes em potencial, assim, priorize as necessidades do cliente e não apenas os detalhes técnicos.
O título é tão importante quanto a descrição. O formato recomendado consiste nos seguintes elementos: nome do produto + Nome da marca + Tipo de produto Cor + Referência. Assim, verifique se o marketplace tem um limite de caracteres para evitar que seu título seja cortado.
Para manter o atendimento da demanda eficiente e seguro, será necessário contratar um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) e um hub de integração com marketplaces.
O planejamento de recursos (ERP) é um sistema de gestão empresarial que integra todos os aspectos das operações de uma empresa, desde o administrativo até o operacional. Já o hub do integrador consolida e automatiza o gerenciamento de anúncios em todo o canal. Ele deve ser flexível o suficiente para atender às suas necessidades e crescer com sua empresa.
As plataformas de gerenciamento e otimização se tornam cada vez mais importantes à medida que seu negócio online se expande em escala.