Atualidades

5 protestos históricos contra as mudanças climáticas

Secas severas, tempestades cada vez mais intensas, destruição de habitat – são os impactos predominantes das mudanças climáticas que continuam a estimular as pessoas a agirem.

 Embora os protestos contra as mudanças climáticas tenham variado em número e impacto, a demanda das pessoas continua a mesma: Priorizar a saúde de nosso planeta. Abaixo estão oito grandes protestos que moldaram o movimento ambientalista de hoje.

Dia da Terra (1970)

Há mais de cinco décadas, o primeiro grande protesto ambiental ocorreu em 22 de abril, resultando em 50 anos de Dias da Terra. Depois de anos apelando sem sucesso a outros representantes do Congresso sobre questões ambientais, o senador Gaylord Nelson reuniu o povo. Ele propôs um ensino em campi universitários para protestar contra as questões ambientais e seus efeitos, inspirando -se nos protestos contra a guerra da década de 1960. Na esperança de reunir essa mesma energia, foi escolhido o dia mais conveniente para os alunos.

A convocação do senador Nelson levou à participação de cerca de 20 milhões de pessoas e milhares de eventos. Uma seleção nacional de 85 pessoas ajudou grupos menores a organizar eventos em todo o país, culminando no maior protesto de todos os tempos.

O tamanho e sua descentralização mostraram aos legisladores como as causas ambientais eram importantes para o público, e isso contribuiu para a formação da Agência de Proteção Ambiental, seguida por várias leis de proteção ambiental, incluindo a Lei Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional, o Limpo Lei do Ar e da Água e Lei das Espécies Ameaçadas.

Dia de Ação Global (2005)

Embora não seja o maior protesto, o Dia de Ação Global de 2005 foi o primeiro de vários protestos anuais que aconteceriam. Também conhecida como Marcha do Clima de Kyoto, a ideia era angariar a energia coletiva de grupos de todo o mundo.

Iniciado pela Campanha para Ação Climática, usaria sua Marcha Nacional do Clima como o evento para o Reino Unido, permitindo que outras organizações participassem simultaneamente em seus respectivos países. Cada Dia de Ação Global ocorre em um momento que coincide com as Cúpulas do Clima das Nações Unidas.

Copenhague (2009)

Um dos primeiros protestos mundialmente reconhecidos ocorreu em Copenhague em 2009. Na metade da cúpula ambiental da ONU em 12 de dezembro, dezenas de milhares de ativistas do clima fizeram fila nas ruas para exigir uma política ambiental eficaz.

Isso fazia parte do Dia de Ação Global anual da Campanha pela Ação Climática e acabou sendo o maior dos eventos já realizados – as estimativas variam de 25.000 a 100.000 pessoas . O que chamou a atenção da mídia foi a violência incitada por alguns no protesto e as prisões que se seguiram.

Greve Escolar pelo Clima (2018)

Inspirada pelas greves escolares feitas pelos alunos sobreviventes do tiroteio em Parkland, Greta Thurnberg começou a faltar à escola para protestar contra a crise climática em frente ao parlamento sueco. Em três meses, ela deu início a um movimento e estava falando com líderes mundiais na cúpula do clima das Nações Unidas.

Este protesto chamaria a atenção pelo grande número de jovens envolvidos em sua organização. Em resposta, várias organizações de jovens foram formadas, incluindo Fridays for Future. Fridays for Future credita ao grupo Thurnbergs a criação da hashtag #FridaysForFuture, que já registrou 98.000 eventos correspondentes em 210 países.

Greve climática global (2019)

Depois do Dia da Terra, o único outro evento climático com eventos durante um período de vários dias seria a Greve Climática Global em setembro de 2019. Em 8 dias, 7,6 milhões de pessoas uniriam forças em todo o mundo para exigir ações dos líderes globais. Este se tornaria um dos maiores protestos coordenados globalmente desde os protestos anti-guerra em 2003.

Os grevistas pediram a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, o fim do desmatamento nas florestas tropicais da Amazônia e da Indonésia e a transição para a energia renovável. As vozes de pessoas em 185 países juntaram-se a celebridades como Leonardo DiCaprio, Chris Hemsworth, Jaden Smith, Gisele Bündchen e Willow Smith.

O número de organizações de mudança climática parece estar crescendo. De organizações governamentais a organizações sem fins lucrativos, cada vez mais líderes estão começando a ver a urgência de trabalhar para curar o planeta em sua origem.

Muitas organizações como Extinction Rebellion, Campaign Against Climate Action e Fridays For Future foram criadas com o único propósito de usar a desobediência civil e marchas pacíficas para promover ações climáticas. Ainda não se sabe qual será a eficácia desses métodos, mas parece que esses métodos aumentam o apoio público.

E então, você conhecia todos esses protestos? Eles podem ser citados em provas, portanto, vale a pena estudar sobre eles!

Não deixe de ler também – Atualidades: 3 regiões que podem sofrer com guerras causadas por mudanças climáticas