Sabemos que em processos preparatórios para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio ou vestibular, lemos tanto que se torna cansativo. Desse modo, este artigo apresenta 5 obras cinematográficas para estudar algumas Escolas Literárias. A alternativa para os estudo pode estar no cinema.
Veja abaixo nossas dicas!
Primeiramente começamos nossa lista com um filme perfeito para estudar o período histórico do Quinhentismo.
Baseado nas experiências reais de Hans Staden, o filme de 1999, retrata alguns dos momentos de Hans em terras brasileiras, no período inicial da colonização do Brasil, seguindo para meados dos anos 1500.
Outro filme que retrata a trajetória de Hans entre os Tupinambá é Como era gostoso o meu francês (1970).
Como o anterior, este filme é baseado em uma história real. Nesse sentido, o filme narra com linguagem satírica a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, para residir no Rio de Janeiro.
A protagonista, Carlota, vivida por Marieta Severo, é retratada em sua fase de adaptação às novas terras, desse modo, o filme se adequa ao período do Romantismo.
O filme Cortiço é uma obra cinematográfica baseada no romance realista naturalista de Aluísio Azevedo. Nesse sentido, trata-se da terceira das dica das obras cinematográficas para estudar Escolas Literárias.
Sendo fiel ao romance, o filme aborda a sensualidade e a pobreza retratados no livro, centrando seu roteiro nas personagens Rita Baiana e João Romão.
Baseado em romance homônimo de Graciliano Ramos, este filme foi indicado à Palma de Ouro. O filme ambienta-se no sertão, sendo fiel ao livro. Desse modo, é ótimo para estudar elementos do período literário e artístico do Modernismo.
Ainda hoje o filme é considerado uma das maiores obras do cinema brasileiro.
Nessa mesma linha temporal, a última dica é do filme que retrata o último romance da escritora Clarice Lispector, A Hora da Estrela.
Também este é considerado uma obra-prima da cinematografia brasileira, tendo recebido vários prêmios.
O filme retrata a vida de Macabéa tal como no livro de Lispector, desse modo, é uma boa dica para estudar elementos da Geração de 45 ou período Pós Moderno.