5 maneiras de PAGAR A FATURA DO CARTÃO: não deixe seu nome “sujar”
Deixar o pagamento atrasar pode virar uma bola de neve
O cartão de crédito é parte do cotidiano de diversas pessoas. De acordo com o Serasa, o Brasil tem mais de 65 milhões de cidadãos inadimplentes. E um dos principais motivos para isso é pagar a fatura do cartão em atraso.
Para que o score não fique impactado, é bem importante entender quais são as principais formas de pagar a fatura do cartão, mesmo se você não tiver o valor total. Então, o Notícias Concursos, na matéria desta quarta-feira (14), mostrará 5 maneiras de efetuar o pagamento e não ter problemas com os birôs de crédito.
5 maneiras de pagar a fatura do cartão
Buscando diminuir a inadimplência, as financeiras costumam permitir cinco maneiras de efetuar o pagamento do cartão de crédito. Elas são:
- Pagamento total.
- Pagamento antecipado.
- Mínimo.
- Parcial.
- Parcelamento de fatura.
Pagamento total
O total não desencadeia juros, desde que seja feito até o vencimento. Uma maneira de não deixar o pagamento atrasar é colocando em débito automático.
Pagamento antecipado
Teve um dinheirinho extra? Pois, é possível que o limite seja liberado antes para efetuar novas compras antecipadamente. Basta pagar a fatura antes da data de vencimento. Além do mais, algumas instituições oferecem até descontos na troca da quitação antecipada.
Mínimo
Caso não tenha o valor total da fatura, pode optar por pagar o mínimo. Basicamente, na modalidade é pago um percentual conforme o total que foi gasto no mês. O restante é lançado em uma próxima cobrança, gerando acréscimo de impostos e juros rotativos.
Se atente, pois o rotativo pode ultrapassar 300% anuais, sem condições de uso por mais de 30 dias. Se não conseguir pagar até o vencimento, haverá inadimplência, caso não opte pelo parcelamento ou pagamento parcial.
Parcial
Se não tiver condições de quitar o valor total, pode-se fazer um pagamento parcial. Há duas maneiras de realizar, sendo:
- Pagamento do valor igual/superior ao mínimo;
- Pagamento do valor inferior ao mínimo e superior ao valor menor da prestação da fatura.
Pagando parcialmente, você arca com impostos e juros do rotativo e depois, solicita o parcelamento se quiser quitar a dívida.
Parcelamento de fatura
Ao optar por pagar a fatura do cartão com parcelamento, você deve pagar qualquer valor do mínimo até o total. Esse valor pago é tido como a entrada do parcelamento, sendo que o restante se divide em parcelas com juros.