Enem e Vestibular

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: confira a lista!

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: saiba quais são eles!

A Segunda Guerra Mundial, como o seu próprio nome indica, foi o segundo conflito da história da humanidade que ocorreu em escala global.

O tópico é frequentemente abordado nas mais variadas questões de história geral e de história do Brasil, especialmente dentro dos vestibulares, da prova do ENEM, dos vestibulares militares e dos concursos.

Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características desse conflito para garantir um alto desempenho em suas provas.

O artigo de hoje trouxe uma lista com cinco livros sobre o tema para que você possa revisar o tópico de uma maneira diferente.

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: Importância

Todos nós sabemos que estudar sempre da mesma maneira pode ser muito cansativo. Assim, se você deseja se manter informado sobre a Segunda Guerra Mundial mas não quer estudar por meio de apostilas, que tal estudar por meio da leitura?

Isso mesmo! Você pode revisar as principais características de um assunto tão relevante como esse quanto se diverte lendo um bom livro.

E é justamente por isso que o artigo de hoje separou uma lista de cinco livros sobre a Segunda Guerra Mundial para você se divertir e estudar ao mesmo tempo. Vamos ver, a seguir, quais são eles.

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: Barbudos, Sujos e Fatigados — Soldados Brasileiros na Segunda Guerra Mundial

Esse livro, escrito por Cesar Campiani Maximiano, retrata a história dos mais de 25 mil soldados brasileiros membros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na Segunda Guerra Mundial. A obra é composta por uma série de depoimentos dos pracinhas e também de uma interpretação própria do autor sobre os fatos.

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank é uma obra escrita por Anne Frank que, na época, tinha apenas 13 anos. O livro retrata o período de 1942 a 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, quando Anne e sua família começam a sofrer uma série de perseguições na Holanda devido à dominação nazista no local.

A obra é uma excelente fonte para quem deseja estudar o Holocausto e o antissemitismo nazista.

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: Os últimos dias de nossos pais

Essa obra, escrita por Joël Dicker, retrata a Segunda Guerra Mundial a partir de uma perspectiva um pouco diferente do usual. Isso porque, a narrativa explora a criação, pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, de um novo serviço secreto: a Executiva de Operações Especiais, conhecida como SOE.

Dicker mostra ao leitor como esse serviço atuou na de forma fundamental na guerra, invadindo linhas inimigas e sabotando planos do Eixo.

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: Crer e Destruir – Os intelectuais na máquina de guerra da SS nazista.

Esse livro, escrito por Christian Ingrao, retrata uma outra fase da estrutura do Nazismo. Isso porque, sabem que Hitler recebeu o apoio de dezenas de intelectuais da sociedade alemã. Esses que, por sua vez, atuaram nos maiores órgãos de repressão que haviam sido criados pelo regime, entre eles a SS.

A obra propõe excelentes reflexões para o leitor, especialmente sobre o funcionamento interno da ideologia nazista.

5 livros sobre a Segunda Guerra Mundial: Berlim 1945 – A queda

O livro  Berlim 1945 – A queda, escrito por Antony Beevor, retrata todos os problemas e todas as violências que deveriam ser enfrentados pelos europeus depois durante e após o colapso do Terceiro Reich.

O autor oferece uma reflexão sobre um lado da história que muitas vezes não é considerado pelos estudantes, já que parcela significativa desses acredita que a situação daqueles que viviam na Europa melhorou com a queda do Terceiro Reich e o consequente fim da Segunda Guerra Mundial.