Os filmes podem ser ótimas ferramentas de reflexão dentro e fora da sala de aula. Por meio dos filmes é possível pensar, por exemplo, em problemas sociais da atualidade e desenvolver senso crítico quanto a eles.
Assim, alguns filmes sobre educação mostram os problemas da escola, do ensino tradicional, a importância do vínculo entre aluno e professor e muito mais. Confira cinco filmes ótimos para pensar tais questões!
Além de abordar a questão da educação, esse filme mostra também uma história que ajuda muito a manter a motivação. Kimani Maruge é um homem de 84 anos que se matricula numa escola primária após o governo do Quênia anunciar a gratuidade do ensino básico. Assim, o filme traz uma grande lição sobre persistir e mostra a importância do apoio de uma das professoras, de Maruge, que também se torna um grande educador.
Baseado em fatos reais, O Primeiro da Classe também apresenta os desafios da escola na inclusão de um aluno. Apesar das adversidades, Brad Cohen, que tem a Síndrome de Tourette, enfrentou todos os desafios e preconceitos para realizar o seu sonho de se tornar professor.
O papel do professor é ressaltado ainda mais uma vez em Escritores da Liberdade. O filme conta, desse modo, a história de adolescentes imersos em um contexto de violência e tensão racial, mas que por meio de uma professora vencem a falta de perspectiva. Assim, com o trabalho da professora Gruwel os alunos retomam sua própria voz e poder.
Esse filme francês é baseado em fatos reais e conta a história de um professor que lecionava em uma escola na periferia de Paris. Com os seus alunos do ensino médio, o docente acaba imerso em um lugar de mistura étnica e social.
Por fim apresentamos Sociedade dos Poetas Mortos, filme que conta a trajetória de um professor de literatura inglesa. O rapaz foi contratado por uma escola tradicional, da qual é ex-aluno. Contudo, os métodos inovadores do professor surpreenderam a direção conservadora da escola. Já os alunos, além de aprovarem os métodos, são motivados a reviver o famoso clube de leitura de poesia que nomeia o filme.
E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe aqui o seu comentário!