Enem e Vestibular

5 doenças causadas por protozoários: confira!

5 doenças causadas por protozoários: descubra a seleção

A pandemia causada pelo novo coronavírus, iniciada no ano de 2020 e presente ainda em 2021, fez com que muitos assuntos da biologia e da área da saúde recebessem um maior destaque. Entre os principais, podemos citar as doenças.

Dessa maneira, é extremamente provável que perguntas sobre diferentes doenças estejam presentes nas suas provas, principalmente na dos vestibulares e na do ENEM, uma vez que essas já abordavam o tópico com frequência mesmo antes da pandemia. 

Assim, o artigo de hoje separou uma lista com cinco doenças que são provocadas por protozoários: as chamadas protozooses. Porém, antes de conferir quais são elas, vamos descobrir o que é um protozoário.

Protozoários: definição

Entende-se como protozoário organismos pertencentes ao Reino Protista e que são unicelulares, eucariontes e heterotróficos. 

Os protozoários podem ser parasitas, ou seja, vivem em determinado hospedeiro, e podem ser de vida livre. Ainda, esses organismos vivem, normalmente, em ambientes úmidos ou aquáticos e podem se reproduzir de maneira assexuada ou de maneira sexuada.

5 doenças causadas por protozoários: Doença de Chagas

A doença de Chagas é uma enfermidade que aparece com grande frequência em questões de biologia das principais provas do país. 

Essa doença é provocada pelo protozoário Tripanossoma cruzi e pode ser adquirida por meio da picada do Triatoma infestans, um inseto conhecido como barbeiro. A enfermidade provoca sérios danos ao sistema circulatório e entre os seus principais sintomas, podemos citar: febre, aumento do fígado, aumento do baço, dor nas articulações e hemorragia.

5 doenças causadas por protozoários: Leishmaniose

A leishmaniose é provocada pelo protozoário Leishmania brasiliensis. Um humano pode ser contaminado e ser afetado pela doença, também denominada de úlcera de Bauru, por meio da picada do mosquito-palha. 

Dentre os principais sintomas da doença, podemos citar: febre, fraqueza muscular, aumento do fígado, aumento do baço, inchaço dos nódulos linfáticos e anemia. 

5 doenças causadas por protozoários: Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita que vive em animais domésticos, com um destaque para os gatos. 

A doença é perigosa principalmente para gestantes, uma vez que essas podem passar a toxoplasmose para os filhos. A gestante pode se contaminar por meio do contato com as fezes de um infectado. 

5 doenças causadas por protozoários: Malária

A malária pode ser provocada pelo protozoário Plasmodium sp. A transmissão da doença ocorre por meio da picada do mosquito Anopheles. É válido destacar que somente a fêmea desse inseto é capaz de transmitir a doença.

A enfermidade ataca, principalmente, o fígado, o que explica a cor amarelada da pele dos doentes. Ainda, podemos citar como sintomas da malária: dor de cabeça, febre altíssima, dor no corpo, cansaço, vômitos e calafrios.

Em seu livro Sagarana, o escritor João Guimarães Rosa retrata a doença nos personagens do conto Sarapalha.

5 doenças causadas por protozoários: Tricomoníase

A tricomoníase é uma enfermidade provocada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Homens e mulheres podem ser contaminados por esse protozoário e a transmissão ocorre por meio de relações sexuais sem proteção. 

Dentre os principais sintomas, podemos citar: corrimento, forte odor das partes íntimas, dor ao urinar e dor nas relações sexuais.