A pandemia causada pelo coronavírus, iniciada no ano de 2020, fez com que muitos assuntos da biologia viessem à tona. Entre os de maior destaque, podemos citar as doenças.
Dessa maneira, é muito provável que questões sobre diferentes doenças estejam presentes nas suas provas, principalmente naquela do ENEM e na dos vestibulares, que já abordavam esse assunto com frequência mesmo antes de 2020.
Assim, o artigo de hoje separou uma lista com 5 doenças que são provocadas pela presença de uma bactéria no corpo do infectado: as chamadas doenças bacterianas.
Antes de conferir quais foram as doenças separadas pelo texto de hoje, é fundamental que você conheça a definição de bactéria.
As bactérias são organismos que possuem somente uma célula, sendo classificados como unicelulares. Ainda, esses seres vivos são procariontes, ou seja, o seu material genético não é envolvido por nenhum tipo de núcleo.
É válido ressaltar também que nem todas as bactérias são causadoras de doenças: algumas possuem importante função no meio ambiente, contribuindo para o funcionamento de ciclos ecológicos.
A cistite é uma doença bacteriana que ocasiona a inflamação da bexiga. Os principais sintomas da doença são: vontade de urinar com frequência, febre e ardor ao urinar.
A bactéria responsável por causar a cistite é a Escherichia coli, que vive no corpo humano e provoca a enfermidade somente se o indivíduo deixar de beber água com frequência e utilizar roupas íntimas apertadas.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e que é ocasionada pela presença da bactéria Treponema pallidum no corpo humano.
A transmissão dessa doença pode ocorrer por meio do contato direto com lesões, de relações sexuais desprotegidas e durante a gestação (de mãe para filho).
Os principais sintomas dessa enfermidade são: surgimento de lesões nas regiões íntimas, dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, dor muscular e surgimento de ínguas no corpo.
A coqueluche é uma doença ocasionada pela bactéria Bordetella pertussis e que afeta, principalmente, o sistema respiratório.
A doença pode ser facilmente prevenida por meio da vacinação. Entre os seus principais sintomas, podemos destacar tosses contínuas, febre e dificuldade para respirar.
A cólera é uma doença provocada pela bactéria Vibrio cholerae e que pode levar à morte. A enfermidade foi responsável por ocasionar um grande número de óbitos no século XIX, principalmente na Inglaterra.
Nesse período, o saneamento básico era praticamente inexistente, viabilizando o principal meio de transmissão da doença: a ingestão de água contaminada.
A doença ainda está presente em alguns lugares do mundo nos dias de hoje e possui como principais sintomas a diarreia, vômitos, fraqueza, dores abdominais e desidratação.
A febre tifoide, conhecida também como tifo, é uma enfermidade provocada pela bactéria Salmonella enterica.
A transmissão da doença ocorre por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados. Ainda, é válido destacar que o tifo ocorre, normalmente, em locais que possuem condições ruins de saneamento básico e de higiene pessoal.