Economia

5 Dicas para tirar sua empresa da crise e vender mais

Todo o empreendedor sabe que para tirar sua empresa da crise, um dos pontos fundamentais é aumentar as vendas, e para isso, é preciso saber como fazer para resolver este problema. Assim, hoje, nós daremos 5 dicas para tirar sua empresa da crise e vender mais.

Para vender mais, é preciso investir na força de vendas de sua empresa. Pois sabemos que existem 3 tipos de vendedores: os que vendem naturalmente, independente da crise econômica e dos concorrentes; os que tem potencial de vendas, mas precisam ser incentivados para tanto; e, finalmente, os que esperam na empresa de uma decisão para a sua dispensa.

Na verdade, todos os bons vendedores precisaram aprender de maneira adequada. Os empreendedores precisam estar atentos para ter em seu time de vendedores aqueles que vendem naturalmente e aqueles que podem ser motivados para vender. Os outros, serão possivelmente substituídos.

5 dicas para tirar a sua empresa da crise e vender mais

Indicamos na sequência, dicas para sair da crise e vender mais. Para tanto, realize investimentos em sua equipe de vendas usando as nossas dicas:

1ª Dica: Mantenha o melhor clima de relacionamento possível entre os vendedores

Para manter o melhor clima de relacionamento possível entre os vendedores, é preciso que o empreendedor valorize seus pontos positivos em grupo, e chame atenção aos detalhes que não estão dando certo em particular.

Assim, o clima de amizade e parceria entre os vendedores, direcionam para que todos atinjam os mesmos objetivos e façam as vendas crescerem. Sendo assim, todos os vendedores procuram atender as necessidades dos clientes, resolver os problemas e influenciar nas decisões de compra.

2ª Dica: Saiba quais as necessidades dos clientes em potencial

Os vendedores precisam entender as necessidades dos clientes e suas implicações para o processo de venda. Assim, terá uma compreensão real das necessidades de cada cliente.

Para ser um bom vendedor é preciso saber o momento certo de recuar na proposta com o cliente, bem como desafiá-lo a repensar suas perspectivas para resolver os seus problemas.

Assim, o bom vendedor sabe que é muito importante entender qual é o problema do cliente, para conseguir apresentar soluções.

tirar sua empresa da crise – Reprodução Canva

3ª Dica: Faça uma otimização no processo comercial da empresa

Os vendedores precisam tem um processo facilitado para realizar as suas vendas. Assim, é possível criar uma maneira de inverter a situação. Vendedores bons, não vendem, oferecem as melhores soluções para resolver os problemas dos seus clientes.

Assim, é necessário que o vendedor passe pelas etapas do processo de compra:

  • Preparação: é a prospecção de possíveis clientes para comprarem os produtos da sua empresa;
  • Qualificação: é entender exatamente o que o cliente precisa;
  • Apresentação: mostrar ao cliente possíveis soluções existentes na empresa para resolver o seu problema;
  • Fazer a proposta de venda: o vendedor encaminha a primeira proposta para a aquisição da solução do problema do cliente;
  • Negociação: é o momento da contraproposta e de negociação, para que a proposta seja benéfica para ambos os lados: empresa e cliente;
  • Fechamento: é o momento de fechar a compra, atendendo aos requisitos negociados;
  • Pós-venda: momento em que o cliente é fidelizado.

4ª Dica: Garanta que o cliente tenha valor

É uma maneira de personalizar os preços para atender os clientes de forma personalizada. Para tanto, é preciso que os vendedores tenham uma margem de preços que podem ser negociados com os clientes.

A partir desta margem de preço, o vendedor tem condições de negociar para conduzir melhores vendas, além de aumentar o ticket de venda da empresa.

5ª Dica: Prepare adequadamente a sua equipe de vendas

É imaturo pensar que para vender mais, só é necessário ter uma equipe de vendas. Você precisa oferecer condições específicas para que os vendedores trabalhem com maior folga de autonomia.

Os vendedores precisam ter: metas, suporte operacional, produtos de qualidade para comercializar, prazos de entrega razoáveis, materiais para realizar as vendas, investimentos em marketing e infraestrutura para atender as necessidades suas e da empresa: aumentar as vendas e em consequência, o faturamento.

Além disso, é muito importante que a empresa consiga fazer a entrega dos produtos que são vendidos. Caso contrário, irá causar problemas para a empresa em termos de confiabilidade e fidelização dos clientes.