O empreendedorismo está sendo cada vez mais o investimento de várias pessoas, como forma de ser o seu próprio chefe, reduzir o tempo em deslocamento até a empresa, e ter mais tempo para investir naquilo que gosta. Por isso que hoje, nós vamos dar 5 dicas para quem vai abrir empresa em 2023.
Indo para o final do ano de 2022, já começamos a pensar sobre o ano de 2023 e isso vale especialmente para pessoas que querem abrir empresa no ano que vem. Assim, agrupamos 5 dicas preciosas para quem vai abrir uma empresa em 2023:
Você precisa conhecer profundamente o ramo que deseja atuar, pois, de nada adianta, estar abrindo um negócio que é tendência no mercado, e esta marca não passa de mais uma que está em alta no momento. É preciso entender sobre o ramo de atuação para se sobressair no mercado.
O conhecimento sobre o ramo de atuação vai na direção contrária da impulsividade. Normalmente negócios feitos na impulsividade do momento, tendem a não trazer os resultados esperados.
Se o ramo que deseja empreender não é de seu conhecimento, procure, antes de investir, estudar muito sobre o mercado, e ter certeza de que é este o ramo escolhido.
Você também pode optar por contar com sócios que entendem do ramo e que, dessa forma, possam suprir esta lacuna de conhecimento.
Você precisa conhecer sobre o mercado em que irá atuar. Conhecer o seu futuro cliente, suas necessidades e desejos, é fundamental para que a sua empresa tenha sucesso.
Analise também a concorrência, se está próxima ao local que pretende abrir a sua empresa. Veja qual é o diferencial de cada uma, em quais espaços você poderá atuar. Assim, veja o que pode oferecer de diferente para fazer o cliente entrar na sua empresa e não na concorrência.
É possível também observar as questões que estão dando certo na concorrência. Assim poderá replicar na sua empresa, além de constatar oportunidades que você pode se destacar.
O planejamento financeiro é necessário para qualquer empreendedor que deseja ter sucesso em seu empreendimento. Veja: é preciso orçar efetivamente quais serão os gastos envolvidos com a abertura da empresa, qual a necessidade de capital de giro para dar conta das contas da empresa nos momentos iniciais, já que a lucratividade não começa desde o primeiro mês de trabalho.
Essa reserva de capital de giro é muito importante para que você evite que as contas comecem a vencer, e as entradas não dão conta de pagar. Toda empresa precisa abrir o seu espaço no mercado, e desta forma, é normal que num primeiro momento, não dê o lucro esperado.
Outra questão é procurar não misturar as contas pessoais das contas da empresa. Só assim, é possível ter uma visão clara e real das entradas e saídas da empresa. Suas contas pessoais devem ser pagas com o pró-labore que você estipulará no contrato social do negócio.
Registrar a marca de sua empresa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) dará o direito do uso da marca em todo o espaço brasileiro. Fazendo o registro da marca, faz com que não se tenha outra empresa com a mesma marca (nome) no mercado.
Veja: Já pensou abrir uma empresa com o mesmo nome da sua a 1 quadra de distância? Qual será a bagunça na cabeça do cliente, que não saberá se é uma filial da sua empresa, ou se é outra empresa? Você terá que explicar a todo momento que a empresa aberta não é sua.
É importante também comprar um domínio na internet, contendo a sua marca. Isso é fundamental para você, mesmo que não tenha intenção de atuar na internet. Assim, pelo menos crie um site que tenha as informações básicas sobre a sua empresa, os produtos e serviços oferecidos e informações de contato.
Saiba que nem sempre é tudo um mar de rosas: vão existir momentos difíceis ou confrontos, mas isso é normal para qualquer empreendedor.
Quando algo não der certo, avalie as falhas existentes e que tudo pode ser melhorado, para atender aos clientes, da melhor forma possível.
Com essas 5 dicas, temos certeza que a sua chance de sucesso ao abrir um negócio em 2023 será enorme! Assim, desejamos boa sorte e esperamos que o post de hoje tenha ajudado bastante!