No último ano do Ensino Médio, os estudantes que anseiam por uma graduação começam a se preocupar mais seriamente com o estudo para o vestibular. Apesar de parecer difícil para muitos, pode ser mais fácil conseguir a aprovação no curso desejado se estas 5 dicas para passar no vestibular forem seguidas.
Nossa principal dica é a organização. É primordial estabelecer um bom cronograma de estudos para se dar bem em provas de vestibulares ou no Enem, pois criar um hábito de estudo ajuda no aprendizado e na memorização dos assuntos.
Desse modo, montar seu cronograma é indispensável. Organize seus horários de acordo com as disciplinas cuja pontuação têm mais peso no curso desejado e não se esqueça de colocar pausas para descansar e tempo para revisões espaçadas.
Além de priorizar as matérias de mais peso para o curso que você deseja, você deve identificar suas demandas. Assim, recomendamos que você faça uma análise das suas maiores dificuldades em cada matéria e contemple esses assuntos com mais tempo.
Foque nas disciplinas em que você tem mais dificuldade, pois assim você aumenta suas chances de conseguir uma boa nota até nessas disciplinas.
A terceira das 5 dicas para passar no vestibular não tem relação direta com os estudos, mas sim com a sua saúde. É comum os estudantes se sentirem ansiosos no ano do vestibular, logo, é preciso ter cuidado com a sua saúde mental.
Não esqueça de realizar atividades prazerosas e de descansar também durante os estudos, pois isso pode ajudar você a ficar menos ansioso. Se for necessário, busque ajuda profissional, estudar com a ansiedade consumindo sua mente prejudicará seu desempenho.
Praticar em provas anteriores é uma das formas mais eficazes de se preparar para o vestibular, invista nisso! Ao responder as provas anteriores você se habitua com o estilo de cada vestibular, além de se habituar com os tipos e gêneros textuais e assuntos que mais caem no vestibular.
Por fim, a nossa última dica é para você se desconectar um pouco da internet. Às vezes perdemos muito tempo rolando o feed, e o tempo no ano do vestibular é precioso.
Não precisa se desconectar por completo, até porque se manter atualizado é muito importante, mas canalizar melhor o uso da internet será de grande ajuda. Assim como você estabelece horário para o estudo, restrinja também o tempo que pode ficar no celular.