A obtenção de bons resultados nos estudos é a principal meta de estudantes e profissionais que buscam a aprovação em um vestibular ou concurso. No entanto, algumas pessoas dedicam muitas horas do seu dia aos estudos e não conseguem alcançar o nível de aprendizado desejado.
Há ainda aqueles que gostariam de ter mais tempo para os estudos, mas têm uma rotina de trabalho apertada. Mesmo considerando esses contextos, nem sempre os bons resultados vêm da quantidade de horas dedicadas ao estudo, mas sim da qualidade.
Por isso, a gestão do tempo é crucial para otimizar o tempo de estudo e, assim, conseguir alcançar a meta desejada. Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas de como tornar o seu tempo de estudo mais proveitoso.
Tenha um plano de estudos
Em primeiro lugar, é indispensável criar um plano de estudos. A gestão do tempo começa na organização das demandas e horários. Portanto, separe um tempo e defina quais são as metas, liste as disciplinas e conteúdos que precisa estudar e determine um momento diário para realizar atividades como leituras, fichamentos e revisões.
Use o método pomodoro
No momento de estudo, uma boa maneira de otimizar o seu tempo é usar o método pomodoro, que consiste na atenção plena nos estudos durante um dado período de tempo, seguido por um pequeno momento de pausa.
Há diversos aplicativos que podem te ajudar a usar o método nos estudos. Você pode, por exemplo, estudar com foco total por uma hora e fazer pausas de 20 minutos para que seu cérebro descanse e assimile melhor as informações.
Estude em ambiente adequado
Estudar em ambiente adequado é outro ponto de relevância para otimizar o seu tempo, pois será possível manter a atenção plena durante o processo de aprendizagem. Portanto, evite estudar em locais com ruídos externos ou nos quais transitam pessoas que podem interromper suas leituras ou desviar a sua atenção.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.