Quem quer se destacar no mercado e maximizar resultados deve aprender a gerenciar equipes remotas eficazmente. Especialmente porque o home office se consolidou no mercado, nos últimos anos. Por isso que hoje, indicaremos 5 dicas para gerir equipe em home office.
Se você é um líder que enfrenta esse problema e os desafios relacionados, continue lendo!!!
A partir de agora, traremos dicas sobre como manter um olho em seu escritório em casa e outro em sua equipe de longe sem sacrificar a produção.
É muito importante esclarecer que nada mudou além da localização do local de trabalho. Muitas vezes, tem-se a falsa impressão de que as metas, cronogramas e propósitos diferem de quando estamos fisicamente presentes em nosso local de trabalho.
Uma das primeiras coisas a fazer ao aprender a gerenciar uma equipe home office é deixar claro que os objetivos não mudaram.
Assim, é necessário encontrar maneiras de motivar e envolver sua equipe remota, apesar da distância física, garantindo que suas expectativas para o funcionário estejam alinhadas.
Para garantir o sucesso da empresa, é de extrema necessidade que se enfatize sempre o que se espera de cada colaborador de longe é uma ótima forma de motivá-los e engajá-los a continuar dando tudo de si.
Determinar as regras e normas que regem esse tipo de arranjo de trabalho é crucial para dominar a arte do gerenciamento de home office.
As indústrias, por exemplo, podem priorizar o volume de produção em detrimento da qualidade. Assim, o horário de trabalho do funcionário é irrelevante, desde que as solicitações sejam realizadas no prazo.
Por outro lado, existem setores como telemarketing e call centers, onde é essencial manter o horário definido. Neste caso, o funcionário em questão deve estar disponível durante o período especificado.
Neste cenário, é fundamental enfatizar as seguintes regras que devem ser seguidas por todos os membros da equipe:
Levar a cultura da empresa para o local de trabalho, têm mais chances de sucesso a longo prazo, para a formação e gestão de equipes. Isso se refere em mudanças significativas em como tradicionalmente interagimos entre nós e construímos culturas organizacionais.
A cultura da empresa em locais home office pode ser desenvolvida da mesma forma que em um ambiente fisicamente presente. Assim, a empresa pode organizar um procedimento de boas-vindas para os novos contratados, o que ajudará o novato a aprender sobre o histórico, a missão e os valores essenciais da empresa.
Isso significa que ao estabelecer relacionamentos, é preciso que o colaborador se sinta a vontade para tirar as suas dúvidas sempre que for necessário, e esteja sempre aberto a aprender.
Deixe que o colaborador estabeleça suas próprias relações, e navegue rapidamente pelos relacionamentos organizacionais, sejam eles relacionados a clientes, fornecedores e contratos. Ou seja, através da descoberta das pessoas, seus cargos, funções e outras necessidades. Muitas vezes, é elaborado um organograma, para não deixar o colaborador perder tempo, em buscar ajuda na empresa.
Criar um cronograma de trabalho pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas. Para gerenciar uma equipe home office, fica claro que todos da equipe devem se sentir à vontade com as tarefas do dia a dia para o negócio para correr suavemente.
Sugira que seus funcionários estabeleçam um horário de trabalho regular. Uma boa ideia é, permitir que os membros da equipe decidam quando querem começar e terminar o dia de trabalho, bem como quando querem almoçar.
Neste sentido, ajudá-los a dividir suas responsabilidades pessoais e profissionais é uma estratégia eficaz para manter sua motivação. Isso permite que a saída da mais alta qualidade seja entregue.
Mesmo se o gerente está longe, eles ainda precisam estar fisicamente presentes para garantir a segurança de seus funcionários. Isso não significa que o gestor precisa ficar conectado com os membros de sua equipe o dia todo para compartilhar resultados; muito pelo contrário, na verdade.
Mencionamos no início deste artigo, que a confiança e a independência são cruciais para o sucesso do home office.
Além disso, estar “perto da equipe não importa a distância” significa estar sempre acessível caso algum membro da equipe precise de ajuda. Dessa forma, gestor e empregado precisam se encaixar no dia de trabalho programado.